4 séries italianas que você precisa conhecer

Netflix (freepik)

Seja para reforçar o italiano ou para conhecer histórias diferentes, existem boas produções da Itália disponíveis na Netflix. Conheça 4 séries italianas para maratonar hoje mesmo.

Uma das maiores vantagens da popularização de plataformas streaming como a Netflix é o acesso a séries e filmes que, até então, ficam limitados a determinadas regiões. Hoje, quem acessa a Netflix pode conferir títulos dos mais diversos países, inclusive da Itália, que tem chamado a atenção por sua produção audiovisual, com destaque para 4 séries italianas que você precisa conhecer!

Além das boas histórias dessas produções e das locações incríveis de diferentes partes da Itália, assistir séries de outros países é uma forma de reforçar o aprendizado de um segundo idioma, especialmente para aqueles que estão planejando uma viagem para o exterior.

Se você está pensando em visitar a Itália, saiba que conhecer o idioma é fundamental. Segundo a plataforma de idioma Babbel, a importância de se aprender o italiano para viagem tem relação com o aproveitamento máximo da experiência, uma vez que a maioria da população italiana não fala outra língua.

Quer conhecer um pouco mais do idioma e da cultura italiana? Dá o play nessas séries!

Il Processo

Imagem: Netflix

Como o nome sugere, “Il Processo” retrata um processo judicial, desde a descoberta de um crime até o julgamento. Dividida em oito episódios, a série conta com uma estrutura narrativa que permeia o passado e o presente dos personagens, levantando dúvidas no espectador a cada reviravolta.

Os destaques ficam por conta das atuações dos três principais personagens, a promotora Elena Guerra, o advogado Ruggero Barone e a uma das acusadas do crime, Linda Mônaco. Quem gosta de séries relacionadas ao mundo das leis, como “Law and Order”, também vai adorar mergulhar no judiciário italiano.

Carlo e Malik

Imagem: Netflix

“Carlo e Malik” é uma série italiana, com temática policial, que traz como tema de fundo o preconceito racial. Na história, somos apresentados à uma dupla de investigadores, sendo um experiente e o outro novato, que precisam resolver um crime a cada novo episódio.

Paralelamente, o espectador é apresentado a conflitos familiares e segredos que cada personagem esconde, incluindo casos passados que podem causar grandes problemas para os envolvidos. A série tem uma temporada, de 12 episódios.

Luna Nera

Imagem: Netflix

Fugindo das tramas policiais, “Luna Nera” é mais uma boa opção de série italiana que você precisa conhecer. A história se passa em 1600, quando a população europeia vivia em pleno período de inquisição. Quando a personagem principal, Ade, faz uma previsão certeira, acaba sendo acusada de bruxaria e passa a ser perseguida.

Enquanto tenta fugir, Ade encontra uma comunidade de mulheres que vivem isoladas em uma floresta, onde assumirá um papel cada vez mais importante entre elas. Esse é um retrato interessante da história, baseado em pesquisas sobre as mulheres no século 17.

Uma curiosidade de “Luna Nera” é que a série foi feita totalmente por mulheres, do roteiro original à direção. Por enquanto, a Netflix não confirmou se haverá uma segunda temporada para o seriado.

Três Metros Acima do Céu

Imagem: Netflix

Outra boa série italiana que você precisa conhecer é “Três Metros Acima do Céu”. Trata-se de uma comédia romântica com poucas inovações em termos de roteiro, mas muito agradável de assistir.
Na série, conhecemos Summer e Ale, que vem de realidades completamente distintas e acabam se apaixonando durante um verão italiano. Como extra, o espectador pode conferir as paisagens incríveis das praias italianas, uma vez que a série é ambientada da região litorânea do mar Adriático.

“Três Metros Acima do Céu” é uma adaptação de um livro de Federico Moccia, de grande sucesso nos anos 90. A história já foi produzida em formato audiovisual outras duas vezes, em um filme italiano e outro espanhol. De qualquer forma, como seriado é possível conhecer mais detalhes sobre os personagens.

Bônus: Chiara Ferragni – Unposted

Imagem: Amazon Prime

Quem assina o serviço de streaming Amazon Prime também pode conferir uma produção em italiano, neste caso, um documentário. “Chiara Ferragni – Unposted” é um recorte sobre a vida de Chiara, a primeira influencer digital do segmento fashion do mundo, que hoje acumula mais de 20 milhões de seguidores nas redes sociais.

No documentário, Chiara mostra sua rotina, conta sua trajetória e conversa sobre como a revolução digital impactou na forma como fazemos negócios, nos comunicamos e transformamos a cultura. Apesar de ser de um tema bem específico, traz bons insights sobre empreendedorismo digital.

Agora que você já tem algumas sugestões, pode começar a praticar o seu italiano (ou apenas conhecer histórias diferentes) por meio dessas séries italianas. Boa “maratona” para você!

Jornalista especializado em entretenimento, consumista de streaming e cinemaníaco de carteirinha.