A Cidade dos Piratas: Animação que homenageia a obra de Laerte estreia no Canal Brasil

A Cidade dos Piratas (Imagem: Divulgação)

Laerte possui um lugar de destaque no cartum brasileiro.  Formada em desenho, em 1968, a cartunista já trabalhou em diversos veículos jornalísticos como O Pasquim, além dos dois maiores jornais de São Paulo: o Estadão e Folha. Seus mais de quarenta anos de carreira serviram de tema para a animação: A Cidade dos Piratas que tem estreia prevista para o canal Brasil.

Dirigido por Otto Guerra, o filme está permeado por referências às obras da desenhista mostrando a relação de Laerte com seus personagens, enquanto o enredo aborda os dilemas do próprio cineasta em realizar a produção.

O longa-metragem irá ao ar nesta segunda-feira (13) a partir das 19h40 e terá reprises nos dias 16/04 (às 14h), 17/04 (às 17h05) 19/04 (às 18h25) e 22/04 (às 5h35). 

De acordo com Laerte, mesmo um pouco caótico e confuso, A cidade dos piratas consegue transmitir a sua mensagem e fazer sentido. “É assim também com o Brasil. Ele não deixa de ser uma metáfora. O país está caótico, mas existe um sentido e é isso que nos orienta em relação às ideias e movimentos.”, afirmou ela em entrevista ao site Uai, em outubro do ano passado.

O diretor Otto, no entanto, acredita que é difícil definir a animação. “Não é ficção nem documentário. Nem tem história linear. Filme fora do padrão, está baseado no sistema marginal, anárquico. Esse é um longa que não é para entender, mas para assistir muitas vezes e sentir.”

Além de cartunista Laerte atuou como roteirista de TV, escrevendo para sucessos da TV Globo como TV Pirata e Sai de Baixo. A passagem de Laerte pela televisão também deixou em seu currículo um programa que fez a infância de milhões de brasileiros que cresceram nos anos 1990, a TV Colosso.

Amante das diversas formas de expressão cultural. Viciado em séries, e sempre por dentro das últimas novidades do cinema. Ama dramas e sempre tenta dar uma oportunidade para as fantasias, distopias e os longas de ação e terror.

bostancı escort