A Despedida: Elogiado filme estrelado por Awkwafina chega ao Brasil

A Despedida (Imagem: Divulgação)

Estrelado por Awkwafina (Podres de Ricos), A Despedida (The Farewell) finalmente chegou no Brasil. Dirigida e escrita por Lulu Wang (Póstumo), a elogiada comédia dramática foi lançada nos Estados Unidos ano passado e agora está disponível no streaming brasileiro. O longa pode ser alugado no NOW e Looke.

A trama gira em torno de uma família chinesa, que descobre que a doce avó possui apenas mais algumas semanas de vida. Então, filhos e netos decidem esconder o disgnóstico e correr contra o tempo para organizar uma casamento de última hora, para que todos os demais parentes possam se reunir e vê-la pela última vez. Tudo isso sem que ninguém saiba da verdade.

Além de Awkwafina, o elenco do filme ainda conta com Tzi Ma, Diana Lin, Zhao Shuzhen, Lu Hong e Jiang Yongbo.

Assista ao trailer:

 

Recepção

Muito elogiado, o filme foi lembrado em diversas premiações e rendeu à Awkwafina, por exemplo, um Globo de Ouro de melhor atriz em comédia ou musical. No Rotten Tomatoes, o longa conta com uma ótima aprovação de 98%, com base em 322 avaliações. O consenso afirma: “A Despedida habilmente captura dinâmicas familiares complicadas com um drama pungente e bem atuado que combina especificidade cultural com temas universalmente relacionados”.

Confira algumas críticas:

“A Despedida é uma comédia de cordialidade e honestidade. Simplificando, é um dos melhores filmes do ano.” – Clarisse Loughrey, Independent (Reino Unido).

“Você estará vomitando em lágrimas antes que o primeiro ato seja realizado.” – Kevin Maher, Times (Reino Unido).

“Os imigrantes, para os quais essas experiências muitas vezes se sobrepõem de maneiras íntimas, podem contar algumas das histórias mais convincentes sobre a condição humana e os choques deslocadores da modernidade.” – Zoë Hu, The New Republic.

“Wang faz um trabalho sólido ao fornecer uma variedade de caracteres para incorporar diferentes aspectos da experiência do emigrante e analisa as diferenças entre aqueles que foram embora e os que ficaram para trás de maneiras inesperadas.” – M. Faust, The Public.

“Este filme inteligente habilmente mistura comédia e tragédia, e consegue ser sincero sem ser enjoativo ou sentimental.” – Adam Graham, Detroit News.