A Rede Social: Editor do filme conta que demorou 3 semanas para finalizar cena inicial

A Rede Social
A Rede Social (Reprodução)

David Fincher é conhecido como um cineasta que busca a perfeição a todo custo inclusive levando seus atores a uma estafa por conta do trabalho excessivo, que o diga Amanda Seyfried, que falou em entrevista que chegou a rodar uma mesma tomada do filme Mank cerca de 200 vezes por pedido do diretor. Mas quem sofre com isso não são apenas os atores, mas também os editores dos projetos que precisam assistir, e reassistir às cenas centenas de vezes para escolherem os melhores ângulos e performances. Angus Wall, editor que trabalhou com Fincher em quase todos os seus projetos falou em nova entrevista sobre isso, e revelou que ele passou três semanas mudando a cena inicial de A Rede Social.

No filme de 2010 que contava a trajetória de Mark Zuckeberg, e a criação do Facebook, conforme contou ao site The Ringer, o editor não buscou se concentrar apenas nas tomadas que estavam marcadas como especiais para o diretor, e sim em um pouco de todas elas, criando um sistema de edição que iria ajuda-lo dali em diante. “Aquilo me permitia dormir à noite sabendo que tinha um mecanismo no lugar, então eu sabia que estava obtendo as melhores coisas”.

Durante o bate-papo, Wall explicou que os editores normalmente assistem à todas as tomadas de uma cena em ordem cronológica, da primeira à última, antes de selecionarem a melhor. Em vez disso, Wall assistia à tomada marcada pelo diretor como sua favorita no dia das filmagens, e a usava como padrão, para em seguida, assistir às demais em ordem cronológica decrescente, que segundo ele costumam ser mais bem trabalhadas que as primeiras. Mas Fincher não só faz muitas tomadas, como também filmava tomadas muito longas, então Wall muitas vezes tinha que dividir uma cena em várias partes separadas, ordená-las com seu sistema, depois escolher a melhor de cada subseção.

“Você pode pegar uma fala da tomada 38, depois outra da tomada 13, um outro ângulo na tomada 17, e montar a cena com as melhores performances dos atores, assim como os melhores trabalhos de corpo para os equipamentos que você está usando”, disparou.

Segundo Wall, levaram três semanas para que a primeira cena de A Rede Social ficasse pronta, já que foram filmados diversos planos sequência gigantescos, mas ele diz que o tempo dos atores diante das câmeras só não é maior que o tempo em que eles passam entre uma sequência e outra jogando conversa fora.