Academia de TV muda categoria do Emmy e recebe crítica de roteiristas e diretores

Emmys
Emmys (Imagem: Divulgação)

A 72ª edição do Emmy acontecerá de forma um pouco diferente este ano. Devido às impossibilidades causadas pela pandemia causada pelo novo coronavírus, a premiação será completamente online e dividida em cinco noites para apresentar as categorias técnicas e menos populares, mas somente a Primetime Emmy Awards será televisionada. E uma mudança na noite principal da premiação está chamando a atenção negativamente.

A academia de Televisão, responsável pela entrega do prêmio informou que diminuiu de 27 para 23 o número de categorias que serão contempladas no Primetime Emmy, jogando para outras datas menos importantes as categorias Melhor filme para a TV, Melhor Programa de Variedades, Melhor roteiro de programa de variedades, e Melhor direção de programa de variedades, porém essa diminuição segundo os sindicatos de roteiristas e diretores vai contra algo que foi estabelecido contratualmente.

Aparentemente o motivo pela diminuição vem de uma pressão dos canais de TV americanos que solicitaram que o Emmy movesse as categorias técnicas para outras datas, devido ao tempo do programa no ar, juntamente com o dato de que a audiência tem caído bastante, chegando ao pior índice da história no ano passado. Junta-se a isso, o fato de a transmissão remota, necessitar menos produção, e uma menor equipe técnica para se gerenciar. A televisão está querendo dinamizar o prêmio para tentar colocar fim à fuga de telespectadores.

Don Mischer, produtor do Primetime Emmy por 15 anos disse que isso já foi feito outras vezes: “Isso foi tentado várias vezes. A resistência tem sido muito grande. É difícil produzir as transmissões porque você está atendendo a dois mestres: você está tentando ajudar a emissora a obter boa audiência e se esforçando para ter pessoas da indústria que sejam reconhecíveis pelos telespectadores. Mas, como diretor, posso dizer inequivocamente que os diretores são incrivelmente importantes para a televisão como meio de áudio e vídeo, e a tentativa de eliminá-los é incrivelmente problemática”, completou ele ao Deadline. A noite principal do Emmy vai ser transmitida no dia 20 de setembro.