Academia do Oscar anuncia que excedeu convites de representantes da diversidade em conselho

Bong Joo Ho
Bong Joo Ho (Divulgação)

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, revelou que já convidou os 819 novos membros para integrar suas fileiras, com isso a meta que havia sido estabelecida há quatro anos para diversificar os membros do grupo do Oscar de 2020, está completamente cumprida. 

Os diversos astros de Parasita, premiada e conceituada produção sul-coreana, estão praticamente certos como os novos membros da Academia. A produção dirigida por Bong Joon-ho, acabou conseguindo se tornar o primeiro filme de língua a levar o Oscar de Melhor Filme, fato que deixou muitos críticos surpresos.

No novo grupo estarão os atores Jang Hye-Jin, Jo Yeo-Jeong, Lee Jung-Eun e Park So-Dam. Estão também nessa lista o editor, e designer de figurino e outros membros da equipe de Parasita. O diretor Bong Jooh-ho e o ator Song Kang-ho já haviam sido convidados anteriormente, ele fizeram parte da lista em 2015.

Já entre os demais membros de 68 países estão os atores Awkwafina, Ana de Armas, Cynthia Erivo, Niecy Nash, Florence Pugh e John David Washington, e a  diretora e roteirista Lulu Wang.

 A iniciativa da Academia para diversificar seus integrantes só ocorreu após uma enxurrada de críticas que ocorreram ainda em 2015. Boa parte das críticas vieram do movimento #OscarSoWrite, ação que destacou a falta de atores e atrizes negros indicados para os principais prêmios do Oscar. 

A nova lista dar um percentual de mulheres de 33% de um total de mais de 90 mil membros da Academia. Já os representantes de comunidades raciais ou étnicas passaram a englobar 19% do total.

 O Oscar 2021 foi adiando de 28 de fevereiro do próximo ano, para o dia 25 de abril. A mudança ocorreu após Academia perceber que as consequências causadas pela pandemia do novo coronavírus, afetariam bastante a tradicional cerimônia no Teatro Dolby em Los Angeles, Califórnia.

Amante das diversas formas de expressão cultural. Viciado em séries, e sempre por dentro das últimas novidades do cinema. Ama dramas e sempre tenta dar uma oportunidade para as fantasias, distopias e os longas de ação e terror.