Academia do Oscar se pronuncia após deixar atores de fora do In Memoriam

Cena de Era uma Vez em... Hollywood
Cena deletada de Luke Perry (à esquerda) no filme Era uma Vez Em… Hollywood, último longa do ator, que não foi mencionado na seção In Memoriam do Oscar (Imagem: Reprodução / YouTube – Sony Pictures Entertainment)

Uma das seções mais bonitas e tristes do Oscar é a apresentação do In Memoriam, relembrando os nomes da cinematografia que partiram no ano ao qual se refere a respectiva premiação. Nesta edição, não foi diferente. Entretanto, a Academia recebeu reclamações depois da cerimônia. Isso porque alguns nomes foram deixados de lado, como os atores Luke Perry e Cameron Boyce.

Com apresentação da cantora Billie Eilish, cantando a música Yesterday, da banda Beatles, em um cover para lá de especial, vários profissionais de Hollywood que morreram em 2019 foram lembrados. Entretanto, foram questionadas as ausências de Perry, que fez filmes o recente longa-metragem Era Uma Vez em… Hollywood, um dos destaques justamente da premiação do Oscar de 2020 e Boyce, que participou, entre outras produções, do filme Gente Grande, lançado no ano de 2010.

E a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas apresentou uma justificativa para a ausência dos atores no vídeo que exibiu os homenageados falecidos. Por meio de um comunicado oficial, foi informado: “A Academia recebe centenas de pedidos de colegas amados da indústria para o in memoriam. Um comitê executivo considera a lista e faz a seleção baseada no tempo limitado da homenagem”.

Além disso, os que foram excluídos da menção no telão do Oscar, durante a apresentação na cerimônia de premiação, são inseridos na galeria online do prêmio. “Todos os pedidos são registrados no Oscar.com e ficam no site o ano todo [até a chegada da próxima edição da premiação]”, informou ainda o comunicado. Vale lembrar que Luke Perry faleceu aos 52 anos, depois de ter sido vítima de um AVC. Já Boyce morreu aos 20 anos, durante o sono, devido a uma convulsão que sofreu.

Possui Mestrado em Comunicação e Graduação em Jornalismo. Pesquisa cultura pop e também trabalha com o tema.