Aeroporto que homenageia John Wayne pode mudar de nome por declarações preconceituosas

Aeroporto John Wayne em Orange County
Aeroporto John Wayne em Orange County (Reprodução)

O aeroporto que homenageia o ator John Wayne com seu nome está prestes a passar por outro batismo, depois que o partido Democrata do Condado de Orange aprovou resolução de emergência na última semana pedindo alteração do nome. Apresentada por Ada Briceño, presidente do Partido Democrata do Condado de Orange, juntamente com os professores da Universidade Chapman, Fred Smoller e Dr. Michael A. Moodian, a resolução “condena as declarações racistas e preconceituosas de John Wayne”, chamando-as de “supremacia branca, anti-LGBT e anti-indígenas”.

Os comentários em questão vêm de uma entrevista de 1971 para a revista Playboy, na qual Wayne afirmou que acreditava na supremacia branca e não “se sentiu culpado pelo fato de que, cinco ou dez gerações atrás, essas pessoas eram escravas”, conforme relatado pelo jornal Los Angeles Times.

“Acredito na supremacia branca até que os negros sejam educados a um ponto de responsabilidade. Não acredito em dar autoridade e posições de liderança e julgamento a pessoas irresponsáveis”, disparou o ator na ocasião.

Wayne também usou uma calúnia homofóbica em referência ao filme Midnight Cowboy e fez declarações depreciativas sobre os nativos americanos. “Não acho que tenhamos errado ao tirar esse grande país deles. (…) O chamado roubo deste país a eles era apenas uma questão de sobrevivência. Havia um grande número de pessoas que precisavam de novas terras, e os índios tentavam egoisticamente mantê-las para si”, disse em outro trecho da matéria.

Embora tenha havido tentativas anteriores de remover a semelhança de Wayne do aeroporto, a resolução afirma que o atual “movimento nacional para remover símbolos e nomes da supremacia branca” poderia ser um catalisador para isso.

“É amplamente reconhecido que símbolos racistas produzem estresse e trauma físico e psicológico duradouro, particularmente para comunidades negras, pessoas de cor e outros grupos oprimidos, e a remoção de símbolos racistas fornece um processo necessário para que as comunidades se lembrem de atos históricos de violência e reconheçam vítimas da opressão ”, afirma a resolução, que também cita a demográfica cada vez mais diversificada do Condado de Orange como uma razão para fazer a mudança, dizendo que 79% dos participantes da Pesquisa Anual do Condado de Orange veem a crescente diversidade étnica do local como uma fonte de grande força. O nome proposto para o aeroporto agora é simplesmente Aeroporto de Orange County.