Albert Uderzo, criador do Asterix, morre aos 92 anos

Albert Uberzo, criador do Asterix, morreu aos 92 anos (Imagem: Reprodução / Superinteressante)

Um dos cartunistas mais famosos do mundo, o francês Albert Uderzo, que criou o icônico Asterix, da dupla com Obelix, morreu na última segunda-feira (23), vítima de um ataque cardíaco, enquanto dormia. O desenhista, que tinha 92 anos, morava em Neuilly, na França.

Inicialmente chegou a ser levantada a possibilidade do cartunista ter sido vítima do coronavírus, porém o fato foi desmentido pelas autoridades de saúde local. Bernard Choisy, genro do artista, ainda reforçou a versão“Albert Uderzo morreu dormindo em sua casa, em Neuilly, de um ataque cardíaco não relacionado ao coronavírus. Ele estava muito cansado há várias semanas”.

Albert Uderzo criou Asterix juntamente com René Goscinny, ainda em 1959. O gaulês de bigode loiro apareceu primeiramente como um personagem “cult” dos quadrinhos da época.

O álbum do Asterix, já chegou a vender mais de 380 milhões de cópias desde a sua criação, sendo traduzido para 111 idiomas. Sua última obra foi lançada em outubro do ano passado e foi intitulada de A Filha de Vercingétorix. A produção literária teve a direção de Jean-Yves Ferri e Didier Conrad, e foi uma edição comemorativa aos 60 anos do lançamento da primeira edição.

O francês era um amante dos personagens de Walt Disney, e como autodidata, sempre soube desde pequeno que queria ser desenhista. Mas para a tristeza de Uderzo, a Segunda Guerra Mundial fez com que os planos do cartunista fossem adiados. Ele chegou a criar personagens como: Flamberge, Clopinard, Zartan e Belloy.

Após a Segunda Guerra Mundial, Albert Uderzo trabalhou para o France Dimanche, e também para duas agências de imprensa. Em todas, ele foi ilustrador.

Uderzo trabalhou durante anos com René Goscinny mesmo após a morte de Goscinny, Albert Uderzo não quis um novo parceiro, e passou um longo tempo sem criar novas histórias. Porém em 2011, o cartunista aceitou o trabalho de profissionais mais novos, e passou a supervisionar pessoalmente o trabalho deles.

Amante das diversas formas de expressão cultural. Viciado em séries, e sempre por dentro das últimas novidades do cinema. Ama dramas e sempre tenta dar uma oportunidade para as fantasias, distopias e os longas de ação e terror.