Greta, filme com Marco Nanini
Greta, filme com Marco Nanini, uma das produções atingidas pelo corte na Ancine (Reprodução/Facebook – GRETA – Filme)

Dois filmes brasileiros que participariam do Festival Internacional Queer Lisboa perderam apoio da Ancine, a Agência Nacional do Cinema, órgão oficial do governo federal. A informação foi divulgada pelo jornalista Lauro Jardim, em sua coluna no jornal O Globo. As produções são: Greta, roteirizada e dirigida por Armando Praça, que tem estreia agendada para o próximo dia 10 de outubro, e Negrum3, curta-metragem de 2018, dirigido e escrito por Diego Paulino e que aborda também a temática da negritude.

Em nota publicada na rede social Facebook, na página do filme, produtores de Greta falaram sobre a situação. “Greta e Negrum3, os filmes atingidos, abordam temas que o governo parece não querer ver nas telas: homossexualidade e negritude. Assim nós, produtores do filme Greta, temerosos de estarmos sendo censurados, procuramos a ANCINE e soubemos que a Agencia sofreu um contingenciamento de 24% no orçamento, o que significou um corte de 13 milhões nas despesas. Quando o corte atingiu o Programa de Apoio à Participação em Festivais Internacionais, a diretoria optou por cumprir com os apoios publicadas no DOU referentes a filmes que já estavam no exterior e cancelar os apoios já aprovados e publicados referentes aos dois filmes citados”, diz a nota.

O diretor do filme Negrum3 também falou sobre a decisão da Ancine em publicação da mesma rede social:

“Escrevo esse texto para deixar pública mais essa ação de desmantelamento do audiovisual brasileiro e CENSURA. NEGRUM3 é um filme sobre celebrar as existências múltiplas de bixas pretas, insubmissas e revolucionárias. É um filme que aponta para o futuro, mesmo que a realidade cruel tente nos matar todos os dias. Cinema é discurso e imaginário. Imaginários alteram o plano do concreto, do real. Censurar NEGRUM3 é censurar esse cinema feito por preto, por bixa, que recria e reconta a história. Deixo pública minha indignação e REPULSA ao (des)governo que assola o país”.

Confira as notas:

NOTARecebemos surpresos, através da coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo, a informação da rescisão de apoio…

Publiée par GRETA – Filme sur Mardi 17 septembre 2019

[censura, cinema, ancine] link da vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ao-negrum3-e-alemOlá! Quem aqui…

Publiée par Negrum3 sur Vendredi 13 septembre 2019

Comentários

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui