Animador revela que estúdio foi proibido de criar um protagonista negro

Tom Cook (Foto: Divulgação)
Tom Cook (Foto: Divulgação)

Na década de 1980, o animador Tom Cook trabalhou em vários dos programas de animação mais populares, incluindo Os Smurfs, He-Man e os Mestres do Universo, She-Ra: Princesa do Poder, Os Caça-Fantasmas Originais, BraveStarr e muito mais. Cook recentemente deu uma entrevista para o Scoop, onde lembrou dos destaques e desafios de sua carreira, a indústria de animação, sua passagem pelos estúdios Hanna-Barbera e Filmation, entre outras curiosidades.

Um dos destaques da entrevista foi quando Tom Cook revelou que o estúdio Filmation, que fazia o desenho do He-Man, foi impedido de criar um protagonista negro. O entrevistador disse que gostou muito de assistir She-Ra, onde havia uma mulher como protagonista, então Cook contou: “Claro, eu ouço a história da She-Ra o tempo todo. Porque foi a primeira mulher que teve seu próprio show. Tínhamos Mulher Maravilha em Super Amigos, mas ela era apenas um do grupo. As filmagens sempre foram assim, tivemos o primeiro super-herói indiano, antes do He-Man, havia um personagem chamado Blackstar e ele deveria ser negro e mas a emissora não nos deixavam fazê-lo negro porque não pensavam que ainda não era o momento certo para isso”.

Ele continuou a conversa falando sobre o quanto She-Ra se tornou importante na vida das mulheres: “Então, fomos os primeiros a colocar uma mulher como protagonista, com She-Ra. Para dar um exemplo, em eventos de de quadrinhos, e isso aconteceu duas vezes, minha esposa estava no painel da Summer Glau e perguntaram a ela: ‘do que você gostava quando era criança?’ e ela disse: ‘Minha coisa favorita era She-Ra’. Então, minha esposa me disse isso e eu levei para ela um desenho de She-Ra que autografei. Ela reagiu tipo, ‘Oh meu Deus, eu não posso acreditar!’. (…) alguns meses depois, fui até ela e disse: ‘Eu sou o cara que te deu a She-Ra’. Ela disse: ‘Oh meu Deus, eu não tive a chance de agradecer o suficiente’. Então, tivemos uma boa conversa sobre isso”.

Formado em administração e psicologia. Adora cartoons, animes e series animadas. Atualmente faz curso de desenho com especialização em cartoons.