Antes de contratar editora de Tenet, Christopher Nolan quase a fez desistir do trabalho

Christopher Nolan
Christopher Nolan (Imagem: Divulgação)

Christopher Nolan contava sempre com o mesmo editor para seus filmes, Lee Smith, mas quando começou a produzir Tenet, o profissional já estava trabalhando em outro projeto, o que fez com que ele chamasse Jennifer Lame, que trabalhou em Hereditário, História de Um Casamento entre outros. A perspicácia dela na escolha das imagens tem sido elogiada, já que ela tenta trabalhar o conteúdo voltado para o íntimo do personagem. Mas Nolan advertiu que aquele talvez fosse o trabalho mais difícil de sua vida.

“Trabalhar pela primeira vez com a editora Jen Lame foi um verdadeiro prazer. Eu brinquei com ela quando ela apareceu pela primeira vez que este pode ser o filme mais difícil que qualquer editor já teve que cortar – e eu não tenho certeza se ela questionaria isso agora [risos]. Trabalhar todos os aspectos de retratar o tempo correndo em diferentes direções significava ir além do que estava na página, pois a execução consistia em uma tradução bem-sucedida do visual”, disse o cineasta em uma entrevista para a revista ICG.

Segundo Nolan, ele não estava muito preocupado com o que a editora havia feito anteriormente, embora tenha visto alguns de seus trabalhos previamente. “Procuro excelência e julgamento. Quando nos encontramos, é mais para descobrir se existe uma linguagem criativa comum, que é exatamente o que acabou sendo o caso”.

Jennifer Lame, também comentou a publicação sobre o teor de Tenet: “Os filmes em que trabalhei até agora eram mais orientados para os personagens, então gostei de fazer cenas mais íntimas para cortar. Eu me descobri gastando mais tempo nos momentos mais silenciosos e talvez um pouco intimidada pela ação. Para superar isso, comecei a pensar em ação como forma de impulsionar a história, explicar e dar corpo à jornada do personagem. Quando Chris viu que eu estava intimidada pelas sequências de ação, ele reiterou esse ponto; a história sempre foi a força motriz”. Atualmente Tenet está sem data para estrear após passar por inúmeros adiamentos.