
O produtor executivo de Riverdale deu um jeito de responder a atriz Vanessa Morgan, que interpreta a Toni, depois de ela ter feito comentários sobre como os programas de TV, incluindo a própria série, costumam tratar os negros de forma negativa. Mas Roberto Aguirre-Sacada não faria isso não fosse pelos fãs que se reuniram nas redes sociais através da hashtag #hearVanessaMorgan (Ouça Vanessa Morgan, em tradução livre).
O showrunner então resolveu se pronunciar: “Ouvimos Vanessa. Nós amamos Vanessa. Ela está certa. Lamentamos e fazemos a mesma promessa que fizemos a ela. Faremos melhor para honrá-la e o personagem que ela interpreta. Bem como todos os nossos atores e personagens negros. Está mudança já está e continuará acontecendo”, começou ele.
“Riverdale ficará maior, não menor. Riverdale fará parte do movimento, não ficará de fora dele. Todos os escritores de Riverdale fizeram uma doação para [Black Lives Matter], mas sabemos onde o trabalho deve acontecer para nós. Na sala dos roteiristas”, continuou Roberto.
Vanessa Morgan se juntou à série na segunda temporada na pele de Toni. Inicialmente, ela era uma forma de mexer com o relacionamento de Betty (Lili Reinhart) e Jughead (Cole Sprouse), mas com o tempo, a garota mostrou que curtia outra coisa, e engatou um relacionamento com Cheryl (Madeleine Pitchs).
Na última semana, Morgan reclamou publicamente da série ao dizer: “Estou “cansada de como as pessoas negras são retratadas na mídia, cansada de sermos retratados como bandidos, pessoas perigosas ou com raiva e assustadoras. Cansado de nós também sermos usados como personagens não dimensionais para ajudar nossos protagonistas brancos. Ou usado apenas nos anúncios por diversidade, mas não na série de verdade”, começou ela antes de atacar Riverdale diretamente: “Pena que eu sou a única negra regular nessa série. Talvez o programa devesse escrever para Josie, como escreve para os personagens brancos”, disse sobre a personagem da colega Ashleigh Murray, que saiu da série, e está no spin-off, Katy Keene.