Após críticas de atriz, showrunner de Riverdale faz promessa

Vanessa Morgan como Toni Topaz em Riverdale
Vanessa Morgan como Toni Topaz em Riverdale (Reprodução)

O produtor executivo de Riverdale deu um jeito de responder a atriz Vanessa Morgan, que interpreta a Toni, depois de ela ter feito comentários sobre como os programas de TV, incluindo a própria série, costumam tratar os negros de forma negativa. Mas Roberto Aguirre-Sacada não faria isso não fosse pelos fãs que se reuniram nas redes sociais através da hashtag #hearVanessaMorgan (Ouça Vanessa Morgan, em tradução livre).

O showrunner então resolveu se pronunciar: “Ouvimos Vanessa. Nós amamos Vanessa. Ela está certa. Lamentamos e fazemos a mesma promessa que fizemos a ela. Faremos melhor para honrá-la e o personagem que ela interpreta. Bem como todos os nossos atores e personagens negros. Está mudança já está e continuará acontecendo”, começou ele.

“Riverdale ficará maior, não menor. Riverdale fará parte do movimento, não ficará de fora dele. Todos os escritores de Riverdale fizeram uma doação para [Black Lives Matter], mas sabemos onde o trabalho deve acontecer para nós. Na sala dos roteiristas”, continuou Roberto.

Vanessa Morgan se juntou à série na segunda temporada na pele de Toni. Inicialmente, ela era uma forma de mexer com o relacionamento de Betty (Lili Reinhart) e Jughead (Cole Sprouse), mas com o tempo, a garota mostrou que curtia outra coisa, e engatou um relacionamento com Cheryl (Madeleine Pitchs).

Na última semana, Morgan reclamou publicamente da série ao dizer: “Estou “cansada de como as pessoas negras são retratadas na mídia, cansada de sermos retratados como bandidos, pessoas perigosas ou com raiva e assustadoras. Cansado de nós também sermos usados ​​como personagens não dimensionais para ajudar nossos protagonistas brancos. Ou usado apenas nos anúncios por diversidade, mas não na série de verdade”, começou ela antes de atacar Riverdale diretamente: “Pena que eu sou a única negra regular nessa série. Talvez o programa devesse escrever para Josie, como escreve para os personagens brancos”, disse sobre a personagem da colega Ashleigh Murray, que saiu da série, e está no spin-off, Katy Keene.