Ator de Seinfeld morre aos 81 anos

Reni Santoni como o cozinheiro Poppie, em Seinfeld (Imagem: Reprodução)

O ator Reni Santoni, que ficou conhecido por papéis memoráveis como o cozinheiro Poppie, de Seinfeld, além do filme Stallone Cobra (1986) morreu, no último sábado (1º) aos 81 anos. A notícia foi confirmada por Tracy Newman, amigo do ator, ao The Hollywood Reporter, nesta terça-feira (04).

Newman contou que Santoni passou os seus últimos anos internado em um asilo, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Neste meio tempo, o astro chegou a lutar contra várias doenças, inclusive um câncer.

Santoni passou a despontar na carreira artística desde 1971, quando interpretou o parceiro de Dirty Harry em Perseguidor Implacável (1971). O personagem foi um presente de Clint Eastwood e também do diretor Don Siegel e marcou a sua participação mais importante, após pequenas presenças em produções da TV e cinema.

Como Chico, o parceiro novato do detetive de Dirty, Santoni o interpretou entre os papéis coadjuvantes mais lembrados de toda a sua carreira. Na trama, ele era o fiel escudeiro do policial, após a morte do seu antigo parceiro. Dentre as suas características mais marcantes estava no fato do personagem sempre ser ridicularizado por ser um “garoto da faculdade”, apesar de contar com um diploma em sociologia.

Dentre os seus outros destaques está dar a vida a Steve Martin em Cliente Morto Não Paga (1982). 28 Dias (2000) no qual contracenou com Sandra Bullock, além das passagens em atracões como Hawaii Five-0, As Panteras, A Gata e o Rato, Assassinato por Escrito, O Desafio e Grey’s Anatomy. O último trabalho de Santoni foi em 2012 na série Franklin and Bash, no qual interpretou um juiz.

A vida pessoal de Santoni contou também com um longo relacionamento romântico com a atriz Betty Thomas. Os dois se conheceram nos bastidores de Chumbo Grosso e começaram um romance que se transferiu para a realização de alguns trabalhos, quando Thomas se tornou diretora.

Amante das diversas formas de expressão cultural. Viciado em séries, e sempre por dentro das últimas novidades do cinema. Ama dramas e sempre tenta dar uma oportunidade para as fantasias, distopias e os longas de ação e terror.