Atriz detona As Panteras e diz que foi retirada do filme por ser “negra demais”

Nia Long e Omar Epps estrelam o suspense Encontro Fatal (Imagem: Divulgação/ Netflix)

Curiosamente os bastidores de alguns filmes vem dando o que falar mesmo muitos anos após sua estreia. É o caso de As Panteras, sucesso do ano 2000 protagonizado por Drew Barrymore, Lucy Liu e Cameron Diaz, no papel de três espiãs, membros de uma das maiores organizações de combate ao crime existentes. Vinte anos depois, uma atriz que fez o teste para interpretar uma das personagens principais, disse que sentiu um certo tom racista nas palavras dos diretores que a dispensaram.

Nia Long (conhecida por filmes como Vovó…zona e pela série Empire) disse em nova entrevista ao Insider, que durante um teste para fazer Alex (papel que ficou com Lucy Liu) foi avisada de que era velha demais para aparecer ao lado de Drew Barrymore apenas quatro anos mais nova que ela na vida real. A atriz disse que sentiu que não era bem isso que a pessoa que a comunicou sobre a decisão queria dizer, e parecia mais que estava falando que ela era negra demais, usando o “velha” como eufemismo.

“Eu fiquei tipo ‘o quê?’. Eu amo Drew Barrymore, acho ela incrível, mas acho que foi uma boa maneira de dizer que eu era um pouco negra demais. Pessoalmente, é o que eu acho. Porque se você notar que não há pele morena [no elenco]. Quero dizer, honestamente, eu teria sido a pessoa mais negra do filme”, disparou ela à publicação alegando seus motivos já que o papel acabou caindo no colo de Liu, dois anos mais velha que ela.

“O feedback que recebi do meu agente foi: ‘Ela parecia muito velha e sofisticada para ficar ao lado de Drew Barrymore. E eu estou pensando comigo mesma: é uma escolha do ator entrar na sala como eles querem, mas é a visão de um diretor ajudar a criar e moldar um personagem. Então, se você não pudesse ver além do fato de que eu tinha em um blazer e uma calça jeans, então esse claramente não era o trabalho e a oportunidade para mim. Portanto, não há problema, vou seguir adiante”, disparou.

Recentemente a atriz Thandie Newton, estrela de Westworld também contou que fez parte dos testes para o filme para a mesma personagem, que reproduziria um estereótipo negro que ela não gostou. Ela ainda disse que percebeu que o projeto não era para ela quando viu o primeiro trailer, que mostrava um close no bumbum de uma das personagens.