Audiência de Game of Thrones chega a 18 milhões, e se aproxima de Walking Dead

game-of-thrones-mountain-viper

Quando se joga o Jogo dos Tronos, ou você ganha ou você morre. E parece que a série Game of Thrones está decidida a não morrer. Atingindo a marca de 18 milhões de espectadores totais por semana, a série se tornou uma das mais vistas dos Estados Unidos, e ameça o posto de Walking Dead na TV a cabo.

Note-se que os números divulgados pela HBO incluem, além da exibição de domingo (com 7.2 milhões de média), todas as inúmeras reprises nos canais da rede (HBO2, HBO Latino), além da plataforma de streaming HBO Go. Ainda assim, são números impressionantes, capaz de rivalizar com as grandes produções do canal aberto. É difícil comparar a audiência medida pela HBO com as outras emissoras por conta das plataformas diferentes.

Entretanto, se tomarmos como medida a chamada audiência live-plus-7 (audiência da primeira exibição mais reprises e exibições em DVR por até 7 dias), apenas 3 programas da TV aberta superaram Game of Thrones nessa temporada: o Sunday Night Football (NBC), NCIS (CBS) e The Big Bang Theory (CBS). Sim, Game of Thrones superou programas como The Voice (NBC), Dancing with the Stars (ABC) e The Blacklist (NBC).

Comparando com canais de TV a cabo, o crescimento da série da HBO é ainda mais impressionante. The Walking Dead, atual programa de TV a cabo mais visto, somou 18.4 milhões de média na última temporada. Entretanto, há que se notar que a AMC é um canal com muito mais assinantes em relação à HBO, e com os episódios finais ainda por vir, não seria anormal ver Game of Thrones batendo esse recorde também.

Finalmente, olhando apenas para os programas da HBO, a Batalha pelo Trono de Ferro vê apenas mais um adversário pela frente: The Sopranos, que detém o recorde de audiência no canal por sua quarta temporada, com 18.2 milhões de espectadores. Outro recorde que deve cair por terra ao final da temporada.

É claro que as comparações não são precisas, por conta da natureza especial da audiência da HBO. Mas não são números desprezíveis, especialmente se contarmos que grande parte da audiência de Game of Thrones é justamente o público entre 18 e 49 anos, que formam a tal demo 18-49. Na primeira exibição, dos 7.2 milhões de espectadores, 3.9 eram dessa faixa. Se expandirmos para os 18 milhões, teremos 9.8 milhões de demo, um número assombroso.

ATUALIZADO em 05/06/2014 @ 19h26: o THR atualizou posteriormente a média de audiência da quarta temporada de The Walking Dead, que somando todas as mídias e exibições, teve uma média total de aproximadamente 28 milhões de espectadores por episódio. Ou seja, mesmo sendo muito elevada a audiência de Game of Thrones, ela ainda está distante da série que é ainda é considerada a maior audiência da TV a cabo dos últimos anos.

Via

bostancı escort