Avenue 5: Armando Iannuci fala sobre a sua nova série de ficção cientifica

Avenue 5 (Imagem: Divulgação)

A nova série de comédia e ficção cientifica da HBO, Avenue 5, estreou no último domingo, 19. Criada por Armando Iannucci, responsável pelo filme A Morte de Stalin e pelo sucesso Veep, a produção é estrelada por Hugh Laurie (House, M.D), que interpreta Jack Ryan, o Capitão de um navio luxuoso numa viagem incrível pelo espaço.

Em recente entrevista para o Collider, o criador da série explicou como surgiu a produção. “Sou fã de ficção científica. Eu queria pelo menos pensar em fazer um programa de ficção científica, mas queria mantê-lo o mais real possível e não tê-lo cheio de robôs e alienígenas”, conta.

Ele continua, explicando a ideia por trás da série: “Tendo feito Veep e, antes disso, The Thick of It, são 10 anos de comédia política. Então, eu queria olhar para as pessoas na sociedade e no comportamento social. Eu acho que algo está acontecendo nos últimos três ou quatro anos com a loucura das multidões, as mídias sociais se transformando em barulho e as pessoas se tornando um pouco mais paranoicas. Algo estranho está acontecendo com essa sensação de calamidade iminente da qual todos estamos cientes, mas ninguém parece preparado para fazer nada. Eu realmente queria desenhar todos esses pensamentos. Então, decidi como seria se colocarmos 5.000 pessoas presas umas às outras em um ambiente flutuante? E vamos ver o que acontece”.

Questionado sobre a produção de novas temporadas, se ele já chegou a pensar nas próximas narrativas, Iannucci conta que tem algo em mente sim, mas não chega a ser uma ideia bem elaborada. “Eu tenho um plano vago em mente. Não é específico: ‘A segunda temporada é essa, a terceira é isso, a quarta é esse.’ Eu tenho um plano vago”, revela.

O cineasta completa: “Há uma vaga sensação de descobrir onde isso vai acabar. Mas também o que eu gosto é que, no processo de fazer uma temporada, você conhece os personagens, suas dinâmicas e novos pensamentos se sugerem. Você não quer ter se redigido em um esboço para temporadas posteriores das quais não pode se desviar. Eu gosto de poder trazer novos pensamentos que evoluem à medida que o show continua. Mas certamente há um plano mais específico para a segunda temporada, em termos de abertura de algumas coisas e de ver um pouco mais do que realmente está acontecendo na Terra e qual é a dinâmica, mas também como isso afeta a possível face da nave, e trazer novos rostos e movimentar algumas pessoas, de maneiras interessantes.”

Além de Laurie, a série também conta com Suzy Nakamura, Rebecca Front, Zach Woods, Josh Gad, Nikki Amuka-Brid, Lenora Crichlow, Ethan Phillips, Neil Casey, Andy Buckley, Jessica St. Clair e Kyle Bornheimer.

Avenue 5 está em exibição aos domingos na HBO.

Assista ao trailer: