Aves de Rapina leva para a telona personagem da Era de Ouro da DC nos quadrinhos

Dinah Lance (Jurnee Smollett-Bell) em Aves de Rapina
Dinah Lance (Jurnee Smollett-Bell) em Aves de Rapina (Divulgação)

Aves de Rapina: Arlequina e sua Fantabulosa Emancipação finalmente chegou aos cinemas de todo o mundo, incluindo o Brasil, e trouxe consigo uma importante personagem da era de ouro dos quadrinhos da DC: Dinah Lance, mais conhecida como Canário Negro.

Você deve estar se perguntando o motivo disso já que a Canário sempre esteve presente no Arrowverse, e agora ganhou até mesmo uma série própria com Arqueiro Verde e as Canários (Green Arrow and The Canaries). Mas na série da CW, inicialmente a Canário era representada por Laurel Lance, interpretada por Katie Cassidy, a advogada e filha de um capitão da polícia, que adquiriu seus poderes graças a uma tecnologia de grito supersônico antes de morrer definitivamente na série, dando lugar a sua versão maligna da terra dois.

Como se não bastasse uma, apareceu outra. Na quinta temporada de Arrow, Dinah Drake, de Juliana Harkavy, surgiu em cena como uma policial durona que tinha o dom do grito supersônico, e acabou integrando o time de vigilantes de Star City, sempre no dilema entre ser heroína e seguir a lei. Ambas as personagens, embora reúnam características da Canário Negro original, não são a personagem mostrada no novo filme de Arlequina.

Por lá, ela (Dinah Lance, de Jurnee Smollett-Bell) é uma cantora de um bar, que logo é promovida a motorista, e protetora de um chefe do crime devido às suas habilidades de combate. Ela acaba ficando na mira da detetive Renee Montoya, o que espelha diretamente as histórias da era de ouro dos quadrinhos. Sabe-se ainda, que sua mãe, que teve um destino trágico também foi uma vigilante e trabalhou para a polícia.

O que isso significa para o Universo Estendido DC? Que a mãe de Dinah deve ter sido a primeira vigilante de Gothan, antes mesmo da existência do Batman e do Superman. É possível ainda que o público veja a personagem no filme do Adão Negro que se passa durante a Segunda Guerra Mundial.