Bill Pullman conta que título de Independence Day seria outro não fosse por uma cena

Bill Pullman em Independence Day 2016
Bill Pullman em Independence Day 2016 (Divulgação)

Grande sucesso dos anos 90, Independence Day marcou toda uma geração ao mostrar na telona todo o planeta terra reunido contra uma possível invasão alienígena. O filme teve uma continuação há alguns, anos, e recentemente uma de suas estrelas, Bill Pullman, lembrou que nem sempre o projeto tinha esse nome, e o filme por pouco não ganhou outro título.

Segundo ele, o título seria Doomsday, embora ele já tivesse batido o pé pelo nome Independence Day, sempre sendo tolhido devido ao título pertencer a outro estúdio que tinha feito um longa com o mesmo nome em 1983. Foi graças ao discurso icônico de seu personagem e sua conclusão com a frase “Hoje comemoramos nosso Dia da Independência”, que o estúdio foi convencido a mudar o título.

“Filmamos isso à noite, é claro, porque está escuro e não está no palco, nem nada”. Era muito tarde, e o cronograma foi alterado para podermos fazer mais cedo, porque Dean Devlin e Roland Emmerich estavam em disputa naquele momento com Fox sobre o título. Acho que seria Doomsday. Era o que a Fox queria, e era um título típico da época de um filme de desastre. Eles realmente queriam Independence Day, então tivemos que fazer o discurso muito bom. algumas noites depois, Dean veio ao meu trailer e disse: ‘Você quer vê-lo’? … Então ele apareceu no VHS, ele me mostrou o corte do discurso e eu disse: ‘Santa Mãe, eles têm que nomear este filme como Independence Day. E eles fizeram”.

Apesar do estúdio não concordar oficialmente em ir com o Dia da Independência como título, os cineastas pretendiam dar um empurrão nele, já que o codinome da produção era ID4. Esse apelido também foi adotado com alguns de seus materiais de marketing, pois três caracteres eram muito mais fáceis de serem estampados em um cartaz do que o título inteiro.

20 anos após a estreia do filme original, o diretor Roland Emmerich e as estrelas Pullman, Jeff Goldblum e Vivica A. Fox retornaram para Independence Day: O Ressurgimento, que foi a primeira de duas sequências. O filme provou ser uma decepção financeira e crítica, aparentemente matando toda a esperança para um terceiro filme. Emmerich, no entanto, ainda espera poder concluir a trilogia.