Cérebro humano mais poderoso que computador: as pistas sobre Duna!

Timothée Chalamet e Zendaya em Duna (Imagem: Warner Bros.)

Nesta quarta-feira, 9, foi liberado o primeiro e impressionante trailer de Duna, dirigido por Denis Villeneuve (‘A Chegada’, ‘Blade Runner 2049’). Baseado no clássico livro de ficção cientifica de Frank Herbert, o filme conta com Timothée Chalamet no papel do protagonista Paul Atreides e ainda conta com um elenco de peso. Rebecca Ferguson, Josh Brolin, Zendaya, Oscar Isaac, Jason Momoa, Javier Bardem, Dave Bautista, Charlotte Rampling, Stellan Skarsgard, Chang Chen e Sharon Duncan Brewster são alguns dos nomes do longa.

Em entrevista concedida à Entertainment Weekly, o diretor comentou o lançamento do primeiro trailer e deu alguns detalhes da história. O filme gira em torno de Paul Atreides (Chalamet), descendente de uma família nobre, que é responsável por proteger e gerenciar um bem precioso e cobiçado, produzido no desértico Arrakis. Na prévia divulgada, vimos que o protagonista, antes mesmo de ir para o planeta junto com a sua família, sonha com o local e com uma mulher misterioso. Mais tarde é revelado que é Chani (Zendaya), membro de um grupo nativo de Arrakis chamado de Fremen. O deserto é imenso e há muitos perigos esperando por Paul.

Protagonista de Duna irá testar seus limites!

No entanto, antes de seguir a sua missão, o jovem é testado no planeta Caladan pela Reverenda Madre Gaius Helen Mohiam (Charlotte Rampling), a líder da poderosa sociedade secreta feminina conhecida como Bene Gesserit. O vídeo mostra Paul enfiando a mão em uma caixa. Se ele recuar, ela o mata. Então, o jovem faz o seu teste e enfrenta uma enorme dor. Villeneuve afirmou que a cena é “fundamental” para o desenvolvimento da história.

“A parte mental dele é mais forte do que a parte animal? Isso foi muito importante para Frank Herbert”, o diretor disse. “Em algum ponto da história de Duna, o cérebro humano alcançará um nível de controle onde não haverá mais computadores naquele universo, então o cérebro é treinado para ser capaz de fazer cálculos insanos e ter controle sobre seu corpo. Paul, tendo um pouco do treinamento Bene Gesserit, precisava ser testado para ver se ele poderia usar este poder para o bem da humanidade”.

Villeneuve acrescenta: “Como ele é alguém com uma formação genética específica, a Reverenda Madre vai longe demais. É um teste que está mexendo com o subconsciente do sujeito. Indo tão longe, ela libera alguns elementos da psique de Paul, algumas coisas que vão criar muitos problemas depois. É uma cena muito importante”.

Uma das parte que chama atenção no trailer é aquele verme enorme no final. “É uma figura fantástica central da história de Duna, aquela criatura enorme que vive no deserto profundo, então quando estávamos criando o verme tentei criar uma forma de vida que você vai acreditar totalmente que pode sobreviver nesta terra. Claro que deve ter alguma qualidade pré-histórica, porque está vivendo no ambiente mais difícil. Foi muito sonhar. Demoramos muito. Eu amo profundamente o verme que criamos. Foi importante para mim entender que esta enorme criatura tem alma, para entender que ela é reverenciada como uma figura divina”, Denis Villeneuve explicou.

Além de dirigir, Villeneuve ainda assina o roteiro junto com Eric Roth (Forrest Gump) e Jon Spaihts (Passageiros).

Assista ao trailer:

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), apaixonada por literatura, cartas e pela magia do cinema. Escritora de histórias e trajetos dos amores.