China toma decisão polêmica sobre Era Uma Vez Em Hollywood

Bruce Lee em “Era uma Vez em… Hollywood” (Reprodução)

Meses após a estreia em vários mercados internacionais, inclusive o brasileiro, Era Uma Vez Em Hollywood, último filme dirigido por Quentin Tarantino e estrelado por Leonardo DiCaprio, Brad Pitt e Margot Robbie, ainda não estrou na China, o que pelo andar da carruagem, pode demorar ainda mais.

De acordo com fontes da Variety, o filme teve sua estreia no país, marcada para acontecer já no próximo dia 25 de outubro, cancelada ‘temporariamente’. A distribuição está a cargo da empresa Bona Film Group. O motivo, as mesmas fontes revelam, seria uma reclamação feita pela filha do ator Bruce Lee, Shannon, junto à Administração Cinematográfica Nacional chinesa.

Shannon afirma que a forma como seu pai, a maior lenda das artes marciais do cinema, foi mostrado no longa de Tarantino é desrespeitosa e não condiz com a verdade. A atitude vem depois de várias críticas anteriores, as quais foram rebatidas pelo diretor, que revelou que sua versão de Lee – de um homem arrogante – estaria sim de acordo com o seu comportamento, que ele diz ter pessoalmente presenciado.

Em ‘Era Uma Vez Em Hollywood’, Bruce faz comentários sobre o lendário lutador de boxe Muhammad Ali, que segundo Shannon também seriam mentirosos, e incita a briga com o personagem de Pitt, um experiente ex-soldado e dublê, na qual é derrotado. A reclamação junto ao governo chinês, parece, portanto, uma retaliação.

Ainda segundo informações, o filme poderá ter sua exibição no país liberada caso Quentin concorde em editar as cenas criticadas. O diretor ainda não se pronunciou oficialmente sobre a decisão. A estreia na China era esperada para fazer com que a produção ultrapassasse a barreira dos 400 milhões de dólares.

Censura

Recentemente o governo também barrou a animação ‘South Park’ de ser exibida em solo chinês depois de um episódio no qual o presidente do país é comparado ao personagem Ursinho Puff. Toda e qualquer menção à produção na internet local também foi deletada. A decisão permanece até o momento.

Cresceu vendo filmes ao invés de brincar na rua. Fã de ir ao cinema sozinha. Críticas e notícias sobre o mundo do entretenimento.