Chora assistindo filmes? Pesquisa revela algo surpreendente sobre você

Pesquisa revelou que pessoas que choram ao assistir filmes tendem a ser mais fortes (Imagem: Reprodução)

Se você é daquele tipo que ao assistir a um filme se emociona diante das cenas tocantes ou trágicas, fique tranquilo, não há motivo para vergonha. Na verdade, essa característica pode ser o indício de que você seja uma pessoa psicologicamente forte. Ao menos é o que afirma a psicóloga espanhola Jennifer Delgado Suárez, que cita pesquisas feitas nos Estados Unidos.

As conclusões sugerem que emocionar-se diante de histórias é indicação de um alto grau de empatia, fundamental para construir relacionamentos sociais saudáveis. “Quando vemos filmes com alto conteúdo emocional, nosso cérebro também libera ocitocina, um neurotransmissor poderoso que nos ajuda a conectar com os outros e nos permite ser mais compreensivos, amáveis, confiáveis e desinteressados. Um estudo realizado na Claremont Graduate School deixou isso bem claro”, apontou a pesquisadora.

A pesquisa elaborou um experimento no qual os participantes foram divididos em dois grupos e a pedido dos psicólogos assistiram a partes diferentes de um mesmo vídeo sobre o Hospital Infantil St. Jude.  O grupo A assistiu ao segmento no qual um pai fala sobre o câncer terminal de seu filho, enquanto o grupo B assistiu apenas ao segmento onde a mesma criança e o pai realizaram um passeio no zoológico, mas sem nenhuma menção sobre à condição da criança.

“Como esperado, o segmento em que apareceu o pai falando o câncer do filho gerou uma resposta emocional mais intensa: os participantes mostraram um aumento de 47% em seus níveis de oxitocina no sangue”, revelou Jennifer. 

Após os resultados, ambos os grupos foram submetidos a questionamentos a respeito de dinheiro e relacionamentos sociais. O grupo A – que viu o vídeo mais emocionante – se sentiu impelidos a doar recursos para caridades, além de passarem a ser mais gentis com estranhos. 

Amante das diversas formas de expressão cultural. Viciado em séries, e sempre por dentro das últimas novidades do cinema. Ama dramas e sempre tenta dar uma oportunidade para as fantasias, distopias e os longas de ação e terror.

bostancı escort