Christopher Nolan cortou cena de trilogia Cavaleiro das Trevas para evitar classificação +18

Peter Foley (Matthew Modine) em Batman Cavaleiro das Trevas
Peter Foley (Matthew Modine) em Batman Cavaleiro das Trevas (Divulgação)

Depois dos sucessos de Logan e Deadpool se tornou comum ver filmes baseados em quadrinhos voltados para público maior de 18 anos, mas isso não acontecia na década passada. Um dos maiores sucessos dos anos anteriores, a trilogia Batman Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan teve até uma cena de violência cortada para evitar que o filme tivesse uma classificação alta conforme relatou Matthew Modine, ator que interpretou o Vice-Comissário Peter Foley.

Como Modine revelou em um episódio recente do podcast ReelBlend, Nolan originalmente roteirizou e filmou a morte de seu personagem em uma cena em que Peter Foley é atropelado por um veículo que Talia al Ghul (Marion Cotillard) dirige após a morte de Bane (Tom Hardy). Modine diz que Nolan cortou a cena porque “foi tão violenta que teria recebido uma classificação NC-17”. NC-17 é uma classificação americana semelhante ao acima de 18 anos no Brasil, por conter violência extrema ou sexual que impossibilite que menores de idade assistam.

“Tudo o que ele fez foi apenas cortar, e eu estava no chão, morto. Mas foi muito violento”, acrescentou Modine. “O cara que estava em meu lugar como dublê foi atropelado pelo carro. Eles colocaram uma coisa de acrílico na frente [do carro] e ele foi atingido. Eles tinham cordas para puxá-lo para cima, mas ele subiu e eles o derrubaram de cerca de 4 metros e meio, e o som de seu corpo batendo na rua de paralelepípedos em frente à Bolsa de Valores de Nova York foi nauseante.”

“Lembro que olhei para Christopher Nolan quando filmamos e seu rosto estava branco. Ele estava tipo, ‘Ok, vamos em frente. Nós temos isso’. Mas era como, ‘Oh meu Deus, esse cara vai se levantar? Ele está bem?’ Mas [Nolan] disse que se ele tivesse colocado no filme, teria uma classificação NC-17 porque era muito violento”. A cena foi removida e a cena da morte de Modine foi alterada para Peter Foley sendo baleado durante a batalha entre os seguidores de Bane e o Departamento de Polícia de Gotham City. Todos os filmes da Trilogia de Batman de Nolan foram lançados com classificação 12 anos.