Christopher Nolan diz o que pensa sobre Robert Pattinson como Batman

Christopher Nolan
Christopher Nolan (Imagem: Divulgação)

Tem gente que diz por aí que a trilogia Cavaleiro das Trevas feita pelo diretor Christopher Nolan é insubstituível, inclusive por ter alçado Christian Bale a ser visto como bom ator, algo que ele não era considerado em Hollywood. Os planos do cineasta foram tão grandiosos, que qualquer ator que interprete o Homem Morcego depois, acaba sendo comparado com sua versão, mas o próprio resolveu dizer o que pensa sobre Robert Pattinson no papel.

Nolan e Pattinson trabalharam juntos em Tenet, filme de ação que foi prejudicado pelo andamento da pandemia causada pelo novo coronavírus, e o diretor diz que o ator é mais do que capaz de interpretar o personagem famosos dos quadrinhos. O primeiro teaser de O Batman pode não ter dado ao público um gostinho das habilidades de atuação de Pattinson, mas conseguir a aprovação do profissional elimina qualquer dúvida.

“Tendo trabalhado com Rob, posso dizer com total confiança que ele pode fazer absolutamente qualquer coisa que decidir,” disse Nolan em entrevista ao programa Entertainment Tonight. “E eu não poderia estar mais animado para ver o que ele faz com o Batman”.

O personagem reapareceu nas telonas em 1989, com Batman (seguindo Batman: The Movie de Adam West em 1966), que viu Michael Keaton assumir o papel icônico e impressionar o público. Enquanto Keaton reprisava o papel em Batman: O Retorno, de 1992, Val Kilmer e George Clooney assumiram o personagem em Batman Eternamente e Batman e Robin, respectivamente, forçando os atores a seguir o molde estabelecido por Keaton.

Nolan explicou que um componente-chave do Batman é que ele deve ser reimaginado a cada novo artista e narrativa. “Uma das primeiras coisas que aprendi quando conversamos com os caras da DC antes de Batman Begins é que o personagem do Batman prospera na reinterpretação”, apontou Nolan. “Cada geração cria sua própria versão. É isso que mantém a lenda tão nova de certa forma”. O justiceiro também foi vivido por Ben Affleck em Batman vs. Superman: A Origem da Justiça, Esquadrão Suicida, Liga da Justiça, e Liga da Justiça de Zack Snyder, que ainda não estreou. O projeto de The Batman, inicialmente foi pensado para Affleck, mas como ele se recusou a estrelar o longa, o projeto foi modificado para não entrar no cânone e contar com um Batman em início de carreira.