Cinemas do Reino Unido devem sofrer reformulação caso Tenet seja adiado por lá

John David Washington em Tenet (Imagem: Divulgação/ Warner Bros./ EW)

Nesta segunda-feira, 20 de julho, a Warner Bros. anunciou que iria adiar o filme Tenet, de Christopher Nolan por tempo indeterminado após dois adiamentos subsequentes por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus, que não cessou como alguns donos de redes de cinema acreditavam. Porém, em mercados internacionais como Reino Unido, o estúdio não bateu o martelo em relação ao longa.

Na terra da rainha o adiamento do longa super aguardado pode piorar o panorama geral de toda a indústria, já que por lá, a reabertura das salas está marcada para a próxima semana, e caso ele não chegue em 12 de agosto como previsto anteriormente, isso pode significar que todas as salas precisarão fechar as portas, ou até mesmo evitar a reabertura que já estava agendada.

Os principais expositores do Reino Unido, Cineworld e Vue, estão programados para reabrir em 31 de julho e a Odeon, a maior cadeia de sites, está retendo a maioria de seus locais para essa data. Nenhuma das redes entraria no registro, pois aguardavam uma atualização da Warner, mas ouvimos dizer que, se Tenet se mover, a probabilidade é de que os expositores sejam forçados a adiar seus planos mais uma vez.

Segundo o site Deadline, que entrou em contato com representantes das redes de cinema no país, existe entre eles a esperança que a Warner desista apenas de lançar o filme em território estadunidense e mantenha as datas de mercados internacionais que já estão aptos a funcionar novamente, algo que inclusive foi falado por Toby Emmerich, presidente do estúdio.

Ele brincou que pela primeira vez a empresa poderia usar uma estratégia de plataforma internacional para o filme, com os principais hubs dos Estados Unidos ficando para trás do resto em relação ao resto do planeta. É exatamente isso que as principais cadeias europeias vêm pedindo recentemente, e o comentário do chefe da Warner de que o estúdio não está tratando a Tenet como um lançamento global tradicional só colaboraram. O suspense de Russell Crowe, Unhinged, lançado no Reino Unido pela Altitude em 31 de julho, é um título que as exibições esperam atrair alguns clientes antigos de volta, assim como o relançamento de Inception.