Colin Trevorrow fala sobre a sua versão do Episódio IX de Star Wars

Rey e Kylo Ren em Star Wars: A Ascensão Skywalker (Imagem: Divulgação)

Lançado em dezembro do ano passado, Star Wars: A Ascensão Skywalker conta com a direção de J.J. Abrams (Lost), que também assina o roteiro com Chris Terrio (Argo). No entanto, a versão que chegaria aos cinemas poderia ser bem diferente. Antes de Abrams, Colin Trevorrow (Jurassic World) era o cineasta responsável por dirigir e escrever o Episódio IX. Mesmo com o desenvolvimento avançado, a versão foi cancelada e deu espaço para aquela que foi lançada em 2019.

Durante participação no painel virtual dos diretores na San Diego Comic-Con, Trevorrow comentou sua experiência com uma das maiores e mais amadas franquias do cinema. Além do cineasta, Robert Rodriguez (Alita) e Joseph Kosinski (Top Gun: Maverick) também participaram da conversa.

O diretor afirmou que o roteiro já estava sendo desenvolvido, assim como a parte da arte conceitual, quando foi cancelado. “Tive muita sorte nos filmes que dirigi”, afirmou Trevorrow. “O caminho que eu queria seguir e o caminho que todos os envolvidos queriam seguir era o mesmo. É totalmente possível que as pessoas vejam dois caminhos totalmente diferentes pela floresta. Essa foi apenas uma experiência que, obviamente, você pode imaginar, como todas essas coisas, pode chegar a ser traumática quando há algo com o qual você se importa tanto e investiu muito nisso”.

Apesar de não ter dado certo, o cineasta acredita que coisas assim acontecem na indústria cinematográfica. “Mas essa é uma das coisas que você aceita quando assume qualquer papel no filme, especialmente quando se torna um contador de histórias – que haverá desgostos. Haverá decepções esmagadoras, e então haverá vitórias. Espero que eles se equilibrem no final”, disse.

Colin Trevorrow ainda exibiu um amuleto que ele guardou de sua versão do Episódio IX de Star Wars. Chamada de “Tie Marauder”, a nave foi feita junto com o filho. “Agora este é o único no mundo”, disse. “E é uma memória incrível para mim, quando eu fiz algo que foi uma experiência incrível do começo ao fim, que eu pude fazer um navio de Star Wars com meu filho”.

 

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), apaixonada por literatura, cartas e pela magia do cinema. Escritora de histórias e trajetos dos amores.