Como Todo Mundo Odeia o Chris foi um desabafo de seu criador

Chris Rock
Chris Rock (Divulgação)

Todo Mundo Odeia o Chris (Everybody Hates Chris) é uma comédia que divertiu muita gente quando exibida na TV, e ainda diverte e causa identificação ao ser assistida no streaming. O criador do programa, o comediante Chris Rock, expunha por lá com uma dose extra de exagero grande parte das adversidades que viveu durante sua infância classe média baixa nos anos 80. Hoje aos 55 anos, ele confessou em uma entrevista ao site The Hollywood Reporter que acreditou que estivesse expurgando suas dores, ao escrever a série, mas era exatamente o contrário.

“Achei que estava realmente lidando com isso, e a realidade é que nunca lidei com isso”, diz ele sobre a série tão celebrada sobretudo no Brasil e a doença que ele descobriu há alguns anos.

Ilusão? Mesmo após Todo Mundo, terapia segue

O ator explicou que passa cerca de sete horas por semana na terapia, e que se já teve vergonha disso um dia, hoje se orgulha. Um amigo foi quem o levou a procurar um profissional acreditando que ele tinha síndrome de Asperger, mas após uma bateria de testes ele descobriu que na verdade tinha um Transtorno de Aprendizagem Não Verbal. “Tudo o que entendo são palavras”, disse ele, sobre não conseguir fazer a leitura de nenhum outro tipo de comunicação. Especialistas dizem que a doença é caracterizada pela não compreensão de qualquer conceito ou problema que exija análise mais complexa.

“A realidade era a dor e o medo que isso me trazia, e eu vivia isso todos os dias”, disparou ele dizendo que quando colocava suas dores em suas comédias, chegava a se perguntar o que estava fazendo, ou tachando-as como ‘problemas de ricos’.

“A propósito, todas essas coisas são realmente ótimas para escrever piadas – elas simplesmente não são ótimas para relacionamentos cara-a-cara. Sempre que alguém me respondia de forma negativa, eu pensava: ‘Tanto faz, eles estão respondendo a algo que tem a ver com quem eles pensam que eu sou e não eu de verdade’. Agora, estou percebendo que fui eu. Muito disso fui eu”, disparou ele. Atualmente Todo Mundo Odeia o Chris é disponibilizada pela Globoplay.