Conheça a história por trás do figurino de As Patricinhas de Beverly Hills

Dione (Stacey Dash) e Cher (Alicia Siverstone) em As Patricinhas de Beverly-Hills
Dione (Stacey Dash) e Cher (Alicia Siverstone) em As Patricinhas de Beverly-Hills (Reprodução)

Uma das referências do cinema norte-americano de sua época, As Patricinhas de Berverly Hills (Cluleless, 1995) é reverenciado hoje por seu figurino marcante. Tanto que o terninho amarelo xadrez de Cher Horowitz (Alicia Silverstone), é facilmente reconhecido como um ícone do filme. No entanto, o figurino poderia ter sido outro. 

De acordo com Alicia Silverstone havia três opções para ela usar na cena de abertura. “Uma azul, outra vermelha e uma versão amarela”, disse ela em entrevista a Vouge. “Amy [Heckerling, diretora] e Mona [May, figurinista] decidiram que a versão amarela era a mais adequada para a cena”, acrescentou.

“É uma referência a um uniforme de colegial comum, mas de um jeito elevado, chique, muito fashion e também muito absurdo. Imediatamente você é transformado, você é mergulhado neste mundo diferente, porque isso não é o que as pessoas normalmente vestem na escola”, continuou a famosa.

Silverstone lembrou que o figurino foi composto a partir de referências da cultura pop de então, entre elas o estilo despojado do Grunge. Para a atriz, o figurino do filme foi seu maior legado. “Eu me lembro do quanto as pessoas se apegaram ao figurino imediatamente. As Patricinhas de Bervely Hills fez a ponte entre a moda grunge e uma nova tendência, mais divertida e feminina, entre um período em que era ‘cool’ não se importar com suas roupas e outro em que as pessoas se importavam muito, sempre pensando em looks fofos”, explicou.

Alicia ainda confessou que na época não entendia por que o figurino da Cher era tão importante.“Eu acho que tive 64 figurinos no filme todo. Eu ficava no trailer experimentando as roupas e reclamando, cansada”, relembrou. “Ninguém sabe onde está aquele terninho hoje em dia, mas ele adquiriu vida própria. Eu o vejo todos os anos nas passarelas. E eu acho fascinante o quanto as pessoas são fascinadas por ele, como ele continua vivo”, declarou a atriz.

Amante das diversas formas de expressão cultural. Viciado em séries, e sempre por dentro das últimas novidades do cinema. Ama dramas e sempre tenta dar uma oportunidade para as fantasias, distopias e os longas de ação e terror.