
Desde o lançamento do cartaz do drama Cuties (Mignonnes), o filme francês vem sendo alvo de polêmicas. Distribuído internacionalmente pela Netflix, o longa está sendo acusado de sexualizar menores de idade. Depois da diretora e roteirista Maïmouna Doucouré explicar a história por trás da trama, que recebeu inúmeras críticas negativas por parte do público, agora foi a vez do financista David Grumbach, CEO da Bac Films, rebater os comentários pejorativos.
Em entrevista concedida à Variety, o produtor acredita que os pedidos de boicote ao filme são um “grave ataque à liberdade de criação”, realizado pelos “mais conservadores dos americanos”. “É escandaloso nos acusar de promover pornografia infantil. Fiquei surpreso com a quantidade de notícias falsas que se espalharam sobre este filme. Não esperávamos que o filme fosse usado por políticos na corrida para as eleições presidenciais dos EUA”, disse.
A reação a Cuties na França
David Grumbach ainda destacou que no seu país de origem não ouve essa extrema reação ao filme, ressaltando os pontos importantes da trama. “Na França, o filme foi lançado em 19 de agosto sem restrições e foi considerado adequado para todos os públicos. Isso desencadeou algum debate, mas não qualquer reação”, afirmou.
“Recebemos elogios unânimes na imprensa local, desde L’Humanité a Le Figaro, Telerama e Le Monde. Queremos que as pessoas assistam ao filme e percebam que se trata de muitas questões: é ser negro e viver na França, em uma sociedade dominada por brancos; trata-se de ser mulher; é sobre o conflito de identidade que uma criança pode sentir entre uma educação tradicional e conservadora e a vida cotidiana na escola”.
O produtor acrescentou: “Acho que os protestos vêm da ala direita – de uma orla do ultraconservadorismo. Mas estamos gratos que a Netflix [manteve] o filme [em sua plataforma] e o apoiou apesar de tudo. Devemos ser fortes e unidos para proteger a liberdade dos cineastas. Não é apenas para a França, mas também para Hollywood. Pense em Jodie Foster, que tinha 12 anos quando interpretou uma prostituta em ‘Taxi Driver’ ou no filme ‘Little Miss Sunshine’, ou os incontáveis outros filmes que teriam sido boicotados se cedêssemos a esse tipo de conservadorismo”.
Em destaque
Apesar de ter se envolvido em polêmica com parte do público, o filme de drama recebeu vários elogios da crítica especializada. No Rotten Tomatoes, por exemplo, o longa conta com uma aprovação de 91%, com base em 54 avaliações. O consenso afirma: “Um olhar cuidadoso sobre os meandros da infância na era moderna, Cuties é um filme sobre a maioridade que confronta seus temas com pungência e nuances”.
Cuties já está disponível na Netflix.
Assista ao trailer:
Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), apaixonada por literatura, cartas e pela magia do cinema. Escritora de histórias e trajetos dos amores.