Coringa não será exibido em cinema dos EUA atacado por atirador

Filme Coringa
Foto promocional com cena de Joaquin Phoenix em Coringa (Divulgação/Warner Bros. Pictures)

O filme Coringa tem rendido muitas discussões e enfrentado muita pressão nos últimos dias. A preocupação é que o longa possa incentivar ações violentas. Por esse motivo o filme não será exibido na sala de cinema de Aurora, cidade no estado do Colorado, nos Estados Unidos. O local foi palco de um atentado em 2012, quando um atirador entrou no cinema durante uma sessão de “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge”. O homem fez 12 vitimas fatais e deixou outras 70 feridas.

O cinema não divulgou nenhuma declaração oficial, de acordo conta a THR, mas um funcionário já adiantou que o filme não será exibido, ao ser questionado por causa da ausência da produção na programação.

Em carta endereçada à Warner Bros, um grupo de vítimas do massacre, pediu que parte dos lucros fosse direcionado às vítimas de armas de fogo. Eles ainda se dizem preocupados com o clima que o filme pode gerar.

“O atentado de 2012, causado por um indivíduo que também se sentia injustiçado e isolado pela sociedade, mudou o curso das nossas vidas. Quando descobrimos que a Warner Bros. estava lançando um filme chamado Coringa e que esse personagem ganharia uma história de origem ‘simpática’, ficamos congelados. Queremos deixar claro que respeitamos e apoiamos sua total liberdade criativa para contar histórias, mas como qualquer pessoa que adora filmes de super-heróis diria a vocês em uma situação como essa: com grandes poderes, vem grandes responsabilidades. Manter todos a salvo deveria ser prioridade para a Warner Bros. Estamos pedindo que nos ajudem, com sua plataforma enorme e influência, a construir comunidades segurar daquele tipo de tragédia.”, disse a carta.

Depois de receber a carta, a Warner Bros. confirmou ao The Hollywood Reporter que não exibirá o filme no cinema em Aurora, local do atentado. Esse foi um dos motivos, além da pressão com as críticas pesadas sobre o longa, que tem sido visto por alguns como tendo uma mensagem perigosa.

Dirigido por Todd Phillips e estrelado por Joaquin Phoenix, Robert De Niro, Zazie Beetz, Brett Cullen, Marc Maron e Shea Whigham, “Coringa” estreia nos cinemas brasileiros no dia 3 de outubro.

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), apaixonada por literatura, cartas e pela magia do cinema. Escritora de histórias e trajetos dos amores.

bostancı escort