Coringa (Imagem: Divulgação)

São diversas emoções e opiniões envolvendo a estreia do filme “Coringa“. São polêmicas diversas, críticas positivas e negativas, quebra de recordes, Leão de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Veneza. Em menos de duas semana, junto com esse turbilhão de sentimentos, o longa já é um sucesso de bilheteria.

São mais de US$ 500 milhões ao redor do mundo. Uma loucura, um sucesso. Coringa no Oscar? Estamos curiosos para saber se o filme chegará a ser indicado a alguma categoria. Há quem elogie demais a atuação de Joaquin Phoenix. Mas há quem não acredita no filme.

E para se ter uma ideia, alguns dos membros da Academia do Oscar já assistiram ao longa e contaram suas opiniões ao The Hollywood Reporter. Só podemos resumir em uma única palavra: controversa. São críticas controversas.

A história de vida do icônico e problemático Arthur Fleck, dirigida por Todd Phillips, despertou comentários variados. “Não sei se deve ser banido ou se deve receber todos os prêmios”, um dos membros fala.

“Eu vi no sábado na exibição oficial da Academia (havia cerca de 500 participantes). E enquanto um filme sombrio e perturbador não vai receber o tipo de recepção arrebatadora de um filme mais otimista, foi muito bem recebido. Eu acho brilhante. Phoenix nunca foi melhor. A maneira como ele e os cineastas lidam com a transformação de Arthur em Coringa é matizada e magistral”, diz um membro masculino do ramo de membros em geral.

“Meu filho, que tem 21 anos, gostou do filme, e tenho certeza de que a idade dele pode fazer algum sentido. Mas se você olhar o início do filme, [Fleck] roubará sua prancha e depois será espancado, então você sente pena dele. Então, você descobre que ele tem problemas mentais, então sente pena dele. E então ele recebe uma arma e a usa, então você tem esse cara louco que faz uma onda de crimes, e você deveria gostar dele, mesmo que ele esfaqueie e atire nas pessoas? E a maneira como ele age com crianças deixa muito a desejar. Para mim ele tipo de violência gratuita envia uma mensagem muito estranha, de dinheiro, então, se você está dirigindo um estúdio, deveria fazer esse filme, mas é responsável? Eu já fui confrontado com a mesma pergunta, e eu decidi não fazer o filme – e o filme foi feito e ganhou muito dinheiro de qualquer maneira”, fala um membro masculino do ramo de executivos.

“Eu vi o filme ontem à noite no Landmark com outro membro da Academia, e meu estômago ainda estava agitado esta manhã. Isso me deixou desconfortável desde o primeiro quadro até o último, mas pensei ‘o filme foi extraordinário’. Eu não li nada sobre isso de antemão, então pensei que ia estar recebendo, tipo, Batman. É o desempenho mais marcante que já vi em muitos anos – a maneira como ele se mudou, tudo, quero dizer, ele é realmente um ator consumado, e não há um quadro que ele não esteja na câmera também. O que eu não entendo é o que todo mundo está chateado. Basta pegar o jornal da manhã e ver o idiota que está administrando nosso país, se você quiser se preocupar com a violência. Ainda é cedo. mas certamente posso me ver nomeando-o para melhor filme. E ele precisa ser indicado, ou o ramo de atores não sabe o que está fazendo”, diz um membro do ramo feminino.

E assim continua as críticas, diversas e variáveis, carregadas de sentimentos contrários. “Achei a arte impressionante em todos os níveis – belas fotografias, design, figurinos”, elogia um. “Certamente não sou de defender censura criativa, mas o filme pode influenciar a sociedade e a cultura de maneiras sutis e não tão sutis”, fala outro.

“Eu vi esse na Academia. Provavelmente não o teria visto em um teatro público. Mas uau, que filme, hein?”, se surpreende outro membro.

“Lado positivo, mostra muita empatia para com os membros mentalmente instáveis da nossa sociedade que foram atacados. No lado negativo, toda a violência. […] Temos problemas em nossa sociedade. Acho que esse filme não vai exacerbar esse problemas. Nem a eliminação das armas resolverá nossos problemas. Temos que trabalhar em nossa sociedade em geral”, comenta mais um membro.

A verdade é que até o último momento esse filme despertará alguma opinião controversa. Nos resta esperar e descobrir se o positivo ou o negativo irá sobressair.

Comentários

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui