Coringa (Reprodução)

Como as coisas mudam, não é verdade?… Algumas semanas antes da estreia de Coringa, que para muitos já é considerado o melhor filme produzido pela Warner/DC, uma chuva de críticas apontavam motivos mal formulados para tentar desacreditar o longa estrelado por Joaquin Phoenix.

Um mês depois, ele acaba de se tornar a produção mais lucrativa entre todas as adaptações de quadrinhos com 957 milhões de dólares. Antes que possa ser apontado que na verdade Vingadores: Ultimato é o filme que mais faturou na história do cinema, explicamos: o título se refere especificamente à comparação entre orçamento x bilheteria.

Ultimato pode sim ter arrecadado quase 2.8 bilhões, porém esse valor é descontado do seu salgado orçamento de 356 milhões + gastos com promoção. Coringa, por outro lado, conseguiu multiplicar seu lucro 15 vezes a partir de um orçamento de 62.5 milhões. Por isso ele consegue o primeiro lugar da lista, que conta também com outros sucessos.

Companhia de peso

O Máscara de Jim Carrey passa agora para a prata com 351 a partir de 23 milhões, Venom com 854 partindo de 90 milhões, Batman com 411 de 35 milhões e Deadpool conseguindo 783 de 58 milhões. O feito se torna ainda mais impressionante quando levamos em conta que o filme de Todd Philips é voltado para maiores, um gênero que dificilmente alcança esse tipo de popularidade no box office.

Tanto Coringa quanto Ultimato entram para a história por motivos bem diferentes, e ambos possuem méritos distintos. O primeiro é um quieto e introspectivo estudo de personagem que explora uma série de temas polêmicos, enquanto o outro deixou sua marca como um dos maiores espetáculos cinematográficos globais.

Quem mais sai ganhando em toda essa história são obviamente os cofres da Warner, e de forma muito merecida, diga-se de passagem. Foi preciso coragem para entregar uma das suas propriedades intelectuais mais valiosas à um diretor sem muito prestígio e cheio de ideias arriscadas. A confiança, está provado, valeu a pena.

Comentários

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui