Coringa vai concorrer a Melhor Filme no Oscar? Veja opiniões

Filme Coringa
Imagem promocional de Joaquin Phoenix no longa Coringa (Divulgação/Warner Bros. Pictures)

Desde que o filme Coringa, dirigido pelo cineasta Todd Phillips, chegou aos cinemas, muitos fãs começaram a ver a possibilidade de ter o longa no Oscar do próximo ano, concorrendo à estatueta de Melhor Filme. Entretanto, isso não deve ocorrer, segundo análises iniciais que começaram a ser divulgadas. Em um artigo publicado recentemente, a Entertainment Weekly revelou suas opiniões sobre o filme e explicou por que Coringa não deve chegar ao Oscar.

Antes de irmos às avaliações prévias, vale lembrar que Coringa se mostrou um verdadeiro sucesso para o Warner Bros. Pictures. O filme já arrecadou mais de US$ 1 bilhão em bilheteria, batendo incríveis recordes e se tornando, mesmo antes desse grande feito de arrecadação, a maior bilheteria para um filme dedicado ao público maior de idade. Além disso, o filme também conquistou o Leão de Ouro no Festival de Veneza. Apesar disso, esses fatores parecem não ser suficientes para garantir ao filme uma estatueta em uma das categorias mais prestigiadas pela Academia do Oscar.

Segundo a publicação do site de notícias Entertainment Weekly, o filme de Todd Phillips não deve concorrer como Melhor Filme no Oscar 2020 por conta de dois elementos principais. O primeiro deles é a polêmica em torno do filme, com todo o imaginário de violência atribuído ao longa, o que dividiu a crítica mesmo antes do lançamento. E o segundo fator seriam os eleitores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Para a EW, o longa-metragem encabeçado por Joaquin Phoenix acaba por construir um debate em torno de seu próprio valor e de sua composição, o que já serviria para deixar o trabalho fora da corrida. Para completar, há outros concorrentes, que, mesmo não tendo tanto peso ou não tendo feito tanto sucesso quanto Coringa, podem fazer o perfil da Academia, como explica a EW. O site destaca alguns exemplos, como Era Uma Vez em… Hollywood (de Quentin Tarantino) e O Irlandês (de Martin Scorsese).

Entretanto, tudo são apenas análises. Desse modo, essas informações seguem no campo da especulação. Daqui para a frente, devem surgir especulações também em torno da presença do ator Joaquin Phoenix na premiação do Oscar. Ainda que Coringa não seja sequer indicado à categoria de Melhor Filme, o astro que dá vida ao vilão da DC, já se mostra, para muitos, como o favorito para conquistar a estatueta de Melhor Ator.

Mais uma vez, essas informações também seguem no campo da especulação. E ainda será preciso aguardar um pouco mais para conhecermos os indicados. A lista completa com o nome dos indicados ao Oscar vai ser divulgada somente no dia 13 de janeiro do ano que vem.

Possui Mestrado em Comunicação e Graduação em Jornalismo. Pesquisa cultura pop e também trabalha com o tema.

bostancı escort