Big Mouth (Reprodução)

Uma das séries mais comentadas da Netflix, que tem entre seus fãs inclusive o astro Harry Styles, a animação Big Mouth chama a atenção por não ter papas na língua quando o assunto é sexualidade adolescente. Recentemente porém, uma cena em especial chamou a atenção do público LGBTQ+ e foi alvo de polêmica.

Quando o trailer da terceira temporada foi divulgado, descobrimos que a nova personagem, Ali, dublada pela atriz e comediante Ali Wong, se identifica como pansexual. A sua introdução é um passo extremamente importante no requisito representação de uma parcela da comunidade queer que é normalmente deixada de lado no universo do entretenimento, assim como trans e bissexuais.

O problema, segundo vários internautas, foi a forma como Ali descreveu suas preferências, que não estariam de acordo com a descrição oficial da GLAAD, a Aliança Contra Difamação de Gays e Lésbicas, que supervisiona o tratamento da comunidade LGBTQ+ como um todo no cinema e na tv.

Ao se introduzir à turma, a personagem explicou que se sente atraída por “garotos, garotas e tudo mais entre eles”, ao que um colega de classe questiona: “Isso não é ser bissexual?“.  Ao que Ali então esclarece que também se sente atraída por pessoas trans. A explicação estaria incorreta porque “trans” não é reconhecido como gênero. Um garoto trans é apenas um garoto, e vice-versa.

Correção

Segundo a escritora Emily VanDerWerff, a melhor definição – e a mais usada – seria que pansexuais “são aqueles que se sentem atraídas por qualquer pessoa, independente da sua expressão de gênero”. Dada a polêmica, o co-criador Andrew Goldberg publicou uma declaração e pedido de desculpas.

Obrigado às comunidades trans, pan e bi por abrir ainda mais nossos olhos sobre essas questões complicadas e importantes de representação. Estamos ouvindo e iremos nos debruçar sobre isso nas futuras temporadas”. Todos os novos episódios estão disponíveis na plataforma.

Comentários

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui