Criador de Breaking Bad revela motivo para o cancelamento da série

Aaron Paul e Bryan Cranston em Breaking Bad (Foto: Divulgação)

Breaking Bad sem dúvidas está entre títulos mais icônicos da história da televisão. De fato, poucas produções adquiriram tanto prestigio quanto a série criada e escrita por Vince Gilligan. Um dos muitos elogios que a produção recebeu foi o de sua duração. 

Em cinco temporadas a série apresentou uma história intrincada, sem extensões desnecessárias, ou um fim apressado. A razão disso está na experiência de Vince Gilligan em outra produção marcante da televisão: Arquivo X. 

Em entrevista a Variety, o showrunner relembrou sua passagem como roteirista pela série da Fox e seu erro de não ter encerrado a série quando achou necessário. “Fui o que mais forcei para que Breaking Bad acabasse quando deveria. Ganhando dinheiro, teria amado continuar para sempre, mas trabalhei em Arquivo X antes. Eu era muito fã da série quando me envolvi e tive um ótimo tempo lá, por sete anos”, contou. 

Gilligan entendeu que uma série tem que ser completa. Ele apontou que o maior erro de Arquivo X foi não saber o momento de parar. “Então, um dia, percebi que você não quer deixar a festa ir até tão tarde. Você quer deixar todos querendo mais”, analisou.

Arquivo X conta com 11 temporadas, dois filmes, alguns livros e um spin-off.  Embora bem avaliada, a inconsistência em sua qualidade é notória, principalmente após a saída de David Duchovny. Já o mundo de Breaking Bad continua em Better Call Saul, disponível na Netflix e no recente filme “El Camino”.

Significados ocultos

Recentemente, o criador de Breaking Bad Vince Gilligan falou sobre os segredos e os detalhes ocultos, como o real significado do nome Walter White. “A série acompanha o caminho do Walter White de Mr. Chips até Scarface”, comentou ele.

O showrunner ainda falou sobre as cenas de colorização, além de fortes significados aos nomes dos personagens. “Nós sempre tentamos associar uma cor a um personagem específico, em seu vestuário por exemplo. Sendo assim, essa cor representa esse personagem e seu estado mental”, relatou Gilligan.