Criador do Scooby-Doo morre aos 87 anos

Joe Clemens Ruby, criador do Scooby-Doo, morre aos 87 anos (Imagem: Divulgação)

Morreu nesta quarta-feira (26), de causas naturais, aos 87 anos, Joe Clemens Ruby, um dos responsáveis pelo antológico desenho animado Scooby-Doo. Veterano da Guerra da Coreia, o produtor vivia em Westlake Village, Califórnia. De acordo com a Variety, ele deixa esposa, quatro filhos e dez netos. 

Com passagens pela Walt Disney, onde trabalhou com animação tradicional (feita a partir de células pintadas manualmente) o animador conseguiu um emprego, mais tarde, nos estúdios da Hannah-Barbera. Produtora que, entre outras criações, é conhecida pelo desenho Os Flintstones.

Lá conheceu Ken Spears, com quem mais tarde viria a fundar a Ruby-Spears Productions. Durante o tempo em que trabalharam para a Hannah-Barbera, Ruby e Spears criaram o desenho “Scooby-Doo”. Um dos maiores sucessos do estúdio. Ruby também trabalhou na produção de outras séries clássicas de animação da mesma companhia como Zé Colmeia, Manda-Chuva, Os Flintstones e Os Jetsons, entre outras séries clássicas.

Após deixar a empresa com o seu, agora, produtor associado, os dois ainda foram responsáveis por outras duas animações de sucesso. Alvin e os Esquilos e a série Superman (1988) feita para a Warner Bros.  De acordo com Benjamin Ruby, neto do animador, Ruby “Nunca parou de escrever e criar, mesmo com a idade”. 

A criação de Joe Clemens Ruby e Ken Spears vai ganhar um novo filme em breve a ser lançado para o Dia das Bruxas, deste ano. Intitulado Happy Halloween, Scooby-Doo, o longa vai contar com algumas presenças especiais de ícones da cultura pop como Elvira, a Rainha das Trevas e o Espantalho, o clássico vilão do Batman.

Em um trailer divulgado recentemente, já dá a entender que o Espantalho vai causar muita confusão durante uma festa de Halloween, mas um mistério ainda maior esta por vir. Para desvendá-lo, claro, os membros da Mistério S/A são convocados para resolver mais este problema. Sccooby, Salsicha e seus amigos contarão com a ajuda de Elvira. A nova animação será lançada direto para mídias digitais, e logo depois deve chegar em DVD e Blu-Ray.

Confira o trailer:

Amante das diversas formas de expressão cultural. Viciado em séries, e sempre por dentro das últimas novidades do cinema. Ama dramas e sempre tenta dar uma oportunidade para as fantasias, distopias e os longas de ação e terror.