Criadores de Glee escrevem carta aberta sobre Naya Rivera e revelam que ajudarão filho da atriz

Ian Brennan, Brad Falchuk e Ryan Murphy
Ian Brennan, Brad Falchuk e Ryan Murphy (Reprodução)

Um dia depois de anunciada a morte de Naya Rivera, atriz de Glee, a equipe do programa resolveu falar sobre ela, lhe prestando uma homenagem. Os criadores Ryan Murphy, Brad Falchuck, e Ian Brennan relembraram a importância dela e de sua personagem.

“Naya era mais do que apenas uma atriz em nosso programa – ela era nossa amiga”, escreveram eles que estão montando um fundo monetário para possibilitar que filho de Rivera, Josey, de 4 anos que estava com ela no lago e cuja vida ela pode ter salvo às custas dela nos seus minutos finais, possa cursar uma faculdade no futuro.

Leia abaixo a carta aberta feita pelos criadores de Glee:

“Estamos com o coração partido pela perda de nossa amiga Naya Rivera. Naya não era regular na série quando a lançamos em Glee. Ela não tinha mais do que algumas falas no piloto. Mas não demorou mais do que um episódio ou dois para percebermos que tivemos a sorte de encontrar uma das estrelas mais talentosas e especiais com as quais teríamos o prazer de trabalhar. Naya sabia atuar, podia dançar e podia cantar (e como podia cantar!). Era capaz de fazer uma piada, além de esmagá-lo com uma cena emocionante. Ela podia se mover entre ser assustadoramente forte e profundamente vulnerável com facilidade. Ela era uma alegria para escrever, uma alegria para dirigir e uma alegria por estar por perto”.

“Naya é responsável por inúmeras apresentações musicais icônicas de Glee – The Adele Mash Up, Valerie, Songbird -, mas seu maior Gleelegado é provavelmente o humor e a humanidade que ela trouxe para o relacionamento de Santana com sua melhor amiga e eventual namorada/ esposa Brittany (interpretada por Heather Morris). Foi uma das primeiras vezes que um relacionamento abertamente lésbico no ensino médio foi visto na televisão e Naya entendeu o que ‘Brittana’ significava para as muitas jovens que estavam se vendo representadas na televisão pela primeira vez. Naya sempre se certificou de que o amor de Santana pela Brittany fosse expressado com dignidade, força e com intenções puras. Naya sempre se emocionava com as meninas que a procuravam para dizer o quanto o amor de Santana e Brittany as afetava. A obrigação de Naya com elas – e com todos os seus fãs – era óbvia. Ela tinha a rara combinação de humildade e confiança sem fim em seu talento”.

“Naya era uma verdadeira profissional. Sempre na hora certa, sempre decorava suas falas (o que não era fácil, considerando os bocados gigantes de diálogo que muitas vezes demos a ela), sempre deixava todo mundo rindo no set. Ela era calorosa, carinhosa e ferozmente protetora do resto do elenco. Ela era forte e exigente. Ela era divertida. Ela foi gentil. Ela foi generosa. Houve altos e baixos durante os anos maravilhosos e estressantes que passamos fazendo Glee. Discordamos, brigamos, inventamos, depois brigamos um pouco mais do que inventamos novamente. Os tipos de coisas que acontecem em uma família. Naya era mais do que apenas uma atriz no nosso programa – ela era nossa amiga. Nosso coração está voltado para a família dela, especialmente sua mãe, Yolanda, que era uma grande parte da família Glee e seu filho Josey. Atualmente, nós três estamos no processo de criar um fundo de faculdade para o lindo filho que Naya amava acima de tudo”, dizia o comunicado.