Críticos se recusam a avaliar Os Novos Mutantes; entenda a polêmica

Os Novos Mutantes (Divulgação)

De acordo com o site IndieWire, os críticos de cinema estão se recusando a avaliar o filme Os Novos Mutantes. Segundo a matéria, sites como The A.V. Club, The Boston Globe, e RogerEbert.com, e até mesmo a própria IndieWire não farão resenhas pois a Disney se recusou enviar links ou seguir normas de distanciamento social para os críticos.

A única maneira dos críticos de cinema assistirem a Os Novos Mutantes é comparecendo em lugares públicos, algo que na situação atual do mundo pode ser um grande risco para a saúde. Alguns sites inclusive se posicionaram sobre a decisão da Disney.

A The AV Club relatou em um comunicado: “Os especialistas em ciência não medem palavras: há uma boa chance de você ficar doente se for ao cinema. E esse é um risco que o AV Club não correrá para avaliar um filme, qualquer filme. Estamos, de fato, adotando a política oficial de apenas fazer críticas de filmes que nossos escritores possam assistir com segurança, seja em uma exibição para a imprensa socialmente distante ou com um screener digital. E sim, isso se aplica a todos os nossos redatores, mesmo aqueles dispostos a correr o risco por isso, afinal também não estamos dispostos a monetizar um risco”.

No Twitter, Brian Tallerico, o editor do RogerEbert.com, declarou: “Também não teremos uma resenha de Os Novos Mutantes porque não há maneira segura de fazê-lo. Nós revisaremos os lançamentos nos cinemas quando formos apresentados a uma maneira segura de fazê-lo – screener ou projeção socialmente distanciada – mas isso não é uma opção neste caso”.

É comum os estúdios não disponibilizarem seus filmes previamente para os críticos, principalmente quando sabe que receberão críticas negativas. Mas na situação atual da pandemia, é certo disponibilizarem o filme de outras formas, como foi o caso da Warner Bros. que exibiu Tenet para os críticos de forma online.

Formado em administração e psicologia. Adora cartoons, animes e series animadas. Atualmente faz curso de desenho com especialização em cartoons.