Cursed – A Lenda do Lago: Katherine Langford fala sobre representatividade feminina na série

Katherine Langford é Nimue na série Cursed (Netflix/Divulgação)

Para Katherine Langford, que dá vida a Nimue em Cursed: A Lenda do Lago, representatividade é um dos aspectos fundamentais da série. Desde feminilidade: “Mulheres sempre foram heroínas, apenas nunca fomos reconhecidas por isso”, à representação sincera de minorias, a ex-atriz de 13 Reasons Why falou sobre a respeito da diversidade na série que recria a mitologia do Rei Arthur. 

“Representatividade é sempre importante, mas não é sobre só se reconhecer na tela, é também sobre se ver em papéis diferentes no cinema e nas séries”, disse a atriz à Glamour. “E isso vale para mulheres, negros, LGBTQIA+, e todas as intersecções”, acrescentou.

Criada por Nellie Andreeva ‘Cursed’ reconta as histórias do mítico rei cristão a partir dos olhos de uma mulher, Nimue, algo que Langford não deixa passar despercebido. “Sendo protagonista de algo como ‘Cursed’, entendi a importância de jovens meninas se verem outras funções. As mulheres sempre foram heroínas, só nunca fomos reconhecidas por isso.” 

“Eu cresci com alguma familiaridade nessas histórias, mas o mais engraçado foi perceber que as minhas referências eram justamente em relação aos personagens homens, como o próprio [rei] Arthur. Quando o assunto eram as personagens femininas, vi o quão pouca informação temos registrado a respeito delas. Então, ter a oportunidade de fazer essa personagem foi uma chance incrível”, disse a atriz.

Reconhecimento este que inclui a indústria, que tem sido omissa, de acordo com a atriz. “A indústria estava falhando em termos de representatividade — e ainda está. Existem lacunas muito grandes a serem preenchidas, principalmente quando se fala de raça, orientação sexual e origem. As discussões estão acontecendo e elas devem continuar existindo. Precisamos criar histórias que ressoem nas pessoas, todas elas”, afirmou.

A série Cursed: A Lenda do Lago estreou no último dia 17 de julho na Netflix, baseada no livro de Frank Miller e Tom Wheeler, gira em torno da jovem e poderosa Nimue (Langford), prometida para se tornar a poderosa Dama do Lago, responsável por proteger a lendária espada Excalibur. Wheeler assina a produção como showrunner e também o roteiro, além da produção executiva junto com Miller.

Devon Terrell, Gustaf Skarsgard, Daniel Sharman, Lily Newmark, Emily Coastes, Sebastian Armesto, Catherine Walker, Peter Mullan Shalom Brune-Franklin e Billy Jenkins completam o elenco.

Amante das diversas formas de expressão cultural. Viciado em séries, e sempre por dentro das últimas novidades do cinema. Ama dramas e sempre tenta dar uma oportunidade para as fantasias, distopias e os longas de ação e terror.