Dave Filoni comenta contradição entre séries animadas de Star Wars

Cena de Star Wars: A Guerra do Clones (Reprodução / Disney)
Cena de Star Wars: A Guerra do Clones (Reprodução / Disney)

A sétima e última temporada de Star Wars: A Guerra dos Clones (Star Wars: The Clone Wars) conseguiu preencher vários buracos na trama, contudo, não significa que respondeu todas as perguntas. E uma dos questionamentos que ficaram foi sobre um aspecto da Ordem 66 que contradiz com o que foi mostrado em Star Wars Rebels, onde Rex afirma a Kanan Jarrus, um dos sobreviventes da Ordem 66, mas nunca o tornou seu Jedi por ter removido seu chip de controle.

Falando com Nerdist sobre a temporada final de Star Wars: A Guerra dos Clone, Dave Filoni disse: “Acho que quando você alcança [Rex] em Rebels e ele diz: ‘peguei tirei meu chip de controle’ para Kanan foi como uma maneira de explicar que todos nós podemos fazer uma escolha. Acho que ele vê isso como verdade e acho que é um maneira que ele lidou com as coisas. Ele conseguiu removê-lo. Kanan não precisa saber os mínimos detalhes da vida de Rex”.

De acordo com os episódios finais de A Guerra dos Clones, Palpatine executou a Ordem 66, então Rex e outros clones atacaram Ahsoka. Rex foi nocauteado pela heroína e em seguida teve seu chip tirado, que o fez voltar a si. Já em Star Wars Rebels, Rex descreve a situação de modo diferente, e segundo Dave Filoni, isso não foi uma mentira, mas sim versão dele da história.

O showrunner explicou: “Eu acho que é aí que você pode se prender tanto à continuidade, que na verdade não conta uma história sobre pessoas reais. Então, Rex naquele momento diz a Kanan o ponto de vista que Kanan precisa entender quem é Rex e o que ele realmente é. Mais tarde, eles têm uma cena em que descobrem a verdade que era muito mais assustadora? Provavelmente, mas acho que Kanan também sabe disso.Então, acho que eles [Ahsoka e Rex] demoram muito tempo para lidar com isso. A vida que eles conheceram se foi. É difícil. Seria difícil, porque com The Clone Wars, eu sei onde termina. Não se tem o desfile disso a menos que seja a ‘Marcha Imperial'”.

A Guerra dos Clones mostrou a Ordem 66 da perspectiva de um clone, e lembrou aos espectadores que eles eram pessoas reais com personalidades antes de seus chips serem ativados. Essa história pode ter sido escura demais para ser contada na tela Rebeldes da Disney XD, mesmo depois que Rex e Kanan se uniram e se tornaram amigos.