DC Comics toma decisão sobre a distribuição de seus quadrinhos

Heróis da DC (Divulgação / DC Comics)
Heróis da DC (Divulgação / DC Comics)

A pandemia do coronavírus vem afetando o mundo de uma maneira nunca vista antes, e o mundo dos quadrinhos vem sofrendo com isso também. Com as pessoas em suas casas pra evitar mais contágios, empresas estão dispensando funcionários, não só para manter a saúde deles, mas também porque houve uma diminuição vendas. E mesmo com campanhas para ajudar essas pessoas, como Jim Lee que fez um leilão de seus desenhos para ajudar lojas de quadrinhos a se manterem, parece que a situação não melhorou.

De acordo com uma matéria da Heroic Hollywood, a DC Comics anunciou que cortou oficialmente os laços com a central de distribuição de quadrinhos, a Diamond Comic Distributors. Formada em 1982, a Diamond Comic Distributors é a maior distribuidora de revistas em quadrinhos do mundo. A empresa é, há anos, a única distribuidora de empresas de quadrinhos, como DC Comics, Marvel Comics, Dark Horse Comics, Image Comics e IDW Publishing, mantendo o que alguns consideram um monopólio do setor. Agora, a DC Comics se separou oficialmente da central de distribuição.

A DC Comics fez o anúncio em um e-mail enviado aos varejistas que explicava os dias limite e as maneiras que eles pretendiam facilitar a transição para os varejistas: “No curto prazo, a Diamond atenderá apenas os pedidos feitos até o final de 1º de junho e não solicitará a venda de novos títulos da DC. Para garantir uma transição tranquila para os varejistas, a DC suspenderá o encerramento do pedido final em 8 de junho, deixando esses quadrinhos disponíveis na ordem do dia 15 de junho”.

A Diamond Comic Distributors interrompeu os envios em março devido à pandemia de coronavírus. Como resultado, a indústria de quadrinhos, assim como todas as outras indústrias de entretenimento, sofreu uma parada virtual. No entanto, a DC Comics quase imediatamente começou a procurar maneiras alternativas de distribuir seus livros, que incluíam vendas digitais e maneiras de eliminar completamente o gigante da distribuição. Agora parece que tudo o que a DC Comics e suas empresas-mãe estavam planejando nos últimos meses foi totalmente concretizado.