Declarações do cineasta Taika Waititi colocam futuro de Akira em dúvida

Taika Waititi
O cineasta Taika Waititi, durante cerimônia de premiação do Oscar 2020 (Imagem: Reprodução / ABC)

Com a mudança de rumos proposta pela Warner Bros. Pictures para o filme Akira, que teve sua estreia nos cinemas adiada, o futuro do longa pode estar comprometido de certa forma. Isso porque, depois da decisão do estúdio, o cineasta Taika Waititi, até então responsável pela produção, deixou em dúvida a concretização do projeto por suas mãos. Em declarações recentes, ficou em aberto a possibilidade de ele realmente assinar direção da atração. Agora, ele pode sair do comando do filme.

Durante entrevista concedida ao site da revista Variety, dedicada à publicação de notícias com conteúdo focado em entretenimento, o cineasta declarou: “Tudo está paralisado. Tivemos que adiar as datas e acabou se chocando com as datas do [novo filme de] Thor, que são imóveis. Então, Akira acabou passando para daqui a dois anos… Pós-Thor. Então, não tenho nem certeza se, em dois anos, eu estaria… – não sei o que vou fazer em dois dias… Acredito que eventualmente vai acontecer, só não sei se serei eu fazendo”.

Nas mudanças feitas pela Warner, como informou o site Collider, o estúdio adiantou Matrix 4 e também deu mais tempo para Waititi, para que ele pudesse terminar tranquilamente as filmagens de Thor: Amor e Trovão, produção do Marvel Studios. Com isso, enquanto Akira seria lançado em 21 de maio de 2021, agora, a nova data pertence ao filme Matrix 4, comandado pela diretora Lana Wachowski.

Recentemente, Taika Waititi havia revelado que os trabalhos para Akira demorariam um pouco mais, justamente por conta das atividades envolvendo Thor: Amor e Trovão. “Estamos trabalhando muito duro no roteiro, e continuamos empurrando o começo das gravações mais adiante, e acabamos empurrando algumas semanas demais e coincidiu com as gravações de Thor 4, os dois ficaram muito próximos”, disse Waititi, em campanha promocional, na época do lançamento internacional de Jojo Rabbit.

E completou, destacando que seria adiada a história baseada no mangá dos dois jovens que se envolvem com experimentos misteriosos do governo e que acabam dando muito errado: “E, depois, continuamos empurrando, e chegou ao ponto em que estava interferindo demais, e não tínhamos como fazer dar certo, então agora tivemos que colocar Akira para o fim das filmagens de Thor, e isso vai atrasá-lo alguns anos”.