Pantera Negra
Pantera Negra (Divulgação)

Já foi-se o tempo no qual filmes adaptados de quadrinhos eram esnobados pela Academia. Depois da histórica indicação de Pantera Negra ao Oscar em 2019, agora o sucesso Coringa bate novos recordes após o anúncio das nomeações para a edição de 2020 do maior prêmio do cinema.

Pantera Negra, é claro, não só foi marcante em termos do gênero cinematográfico, se transformando no primeiro longa-metragem de super-herói a ser indicado como Melhor Filme – além de outras 6 categorias – como também em representação da comunidade afro-americana.

O filme de Todd Phillips carrega um peso diferente: além de desbancar a Marvel com 11 nomeações, também fez história representando um personagem que sofre de problemas mentais, que usou sua raiva contra a sociedade que sempre o oprimiu e buscou vingança através da violência extrema.

Além de Melhor Filme e Melhor Ator para Joaquin Phoenix, Coringa faturou também indicações à Diretor para Phillips, Melhor Roteiro Adaptado, Fotografia, Design de Figurino, Melhor Edição, Cabelo e Maquiagem, Trilha Sonora Original, Mixagem e Edição de Som, se tornando o filme inspirado em HQs que mais recebeu nomeações na história da premiação.

Trilha de pedras

A produção começou a trilhar seu caminho meteórico nessa temporada desde a sua estreia no Festival Internacional de Cinema de Veneza, de onde saiu com o Leão de Ouro, também sendo considerado um dos melhores de 2019 pelo Instituto Americano de Cinema. No Globo de Ouro Coringa faturou 4 estatuetas e 11 nomeações no BAFTA; além de várias honras de diversas associações de críticos, com Phoenix despontando como principal nome ao lado de Adam Driver por História de Um Casamento.

Não há como prever em quais categorias o longa sairá vencedor no dia 9 de fevereiro, porém depois de sofrer uma campanha ferrenha da mídia e ser acusado de incitar violência, o reconhecimento do qual goza agora já pode ser considerada sua maior vitória.

Comentários

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui