
A disputa judicial dos direitos autorais da franquia de terror Sexta-Feira 13 ganhou mais um capítulo. No entanto, de acordo com Larry Zerner, representante legal da propriedade, o longa caso por está próximo do seu encerramento.
A ação envolve o controle da franquia, que está sendo disputada há muito tempo pelo roteirista Victor Miller e pelo diretor Sean S. Cunningham, encarregados do primeiro longa, lançado em 1980. A ideia básica é que o diretor afirma que Miller era apenas um contratado quando escreveu o roteiro do filme original, e que não pode reivindicar os direitos do script.
No twitter, Zerner comentou o andamento do processo. Ele conta que a decisão sobre os direitos deve ser tomada entre maio e junho desse ano. “O tribunal pode fazer uma das três coisas. 1) Afirmas que Victor venceu e detém os direitos do primeiro Sexta-Feira 13, 2) Inverter e dizer que Sean detém todos os direitos ou 3) Enviá-los de volta ao tribunal para um julgamento. Se eu tivesse que escolher, eu apostaria que o tribunal afirma e sustenta que Victor possui os direitos (Mas você nunca sabe). Se um dos lados perder, ele podem recorrer à suprema corte, mas é muito improvável que Cunningham aceitaria o caso”, disse.
If I had to pick, I would bet that the court affirms and holds that Victor owns the rights (but you never know). If either side loses, they can appeal to the Supreme Court, but very unlikely that the S.Ct. would accept the case. That's it for today. Keep following for updates. pic.twitter.com/3kllvPcxI1
— Larry Zerner (@Zernerlaw) February 13, 2020
Se Miller ganhar a última disputa, isso significa que ele terá que atuar ao lado de Cunningham para que a franquia ganhe uma continuação, uma vez que Miller possui apenas os direitos do roteiro original, os personagens e elementos. No entanto, a caracterização de Jason Voorhees, que não aparece no primeiro filme, não está incluída. Já se Cunningham vencer, o retorno do assassino seria um pouco menos complicado.
O último filme da franquia de terror chegou aos cinemas em 2009. Jared Padalecki, da série Supernatural, interpretou o protagonista Clay Miller. Dirigido por Marcus Nispel (‘O Massacre da Serra Elétrica’, ‘Conan, o Bárbaro’) e escrito por Mark Swift e Damian Shannon.
Além de Padalecki, o longa conta com Danielle Panabaker, Amanda Righetti, Travis Van Winkle, Julianna Guill, Aaron Yoo, Ryan Hansen, Arlen Escarpeta, Willa Ford, Jonathan Sadowski, Ben Feldman e Derek Mears como o temível Jason Voorhees.
Com um orçamento de US$ 19 milhões, o filme arrecadou US$ 91 milhões nas bilheterias ao redor do mundo. Já as críticas não foram muito boas. No Rotten Tomatoes, por exemplo, a produção possui uma aprovação de apenas 26%, com base em 172 avaliações. O consenso diz: “Embora tecnicamente bem construído, Sexta-Feira 13 é uma releitura dentro da série que pouco apresenta para distingui-lo de seus antecessores.”
Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), apaixonada por literatura, cartas e pela magia do cinema. Escritora de histórias e trajetos dos amores.