
Os efeitos da pandemia de coronavírus atingiram profundamente a indústria do entretenimento que, assim como outras ao redor do planeta, precisou ser paralisada e se ajustar a nova realidade com o já anunciado retorno gradual das atividades em Hollywood. Porém, talvez, a expressão máxima das sequelas do Covid-19 no Cinema tenha sido o adiamento da edição 2021 da cerimônia do Oscar.
Enquanto as salas de cinema permanecem fechadas, a Academia de Ciências Cinematográficas, responsável pelo maior prêmio da indústria, decidiu empurrar por dois meses a data do evento, que agora está agendada para o dia 25 de abril.
A decisão deu aos produtores independentes e grandes estúdios, uma margem de trabalho para apresentar seus novos filmes, uma vez que a decisão também amplia a data para classificar um longa-metragem ao prêmio.
Porém, isto é apenas parte das alterações. Ainda não se sabe como o covid-19 afetará a cerimônia em si, uma vez que medidas e novos protocolos de saúde precisarão ser adotados para evitar novas contaminações pela doença.
O anúncio da decisão foi feito através da conta do Oscar no Twitter, através de um comunicado. “Nossa esperança, ao estender o período de elegibilidade e nossa data de premiação, é oferecer aos cineastas a flexibilidade necessária para finalizar e lançar seus filmes sem serem penalizados por algo além do controle de qualquer um”, informa o comunicado assinado pelo presidente da Academia, David Rubin, e a diretora-executiva, Dawn Hudson.
Em destaque
Com a decisão, cabe ressaltar, que a cerimônia do Oscar, só foi adiada em apenas três ocasiões. Em 1938, devido a uma grande inundação em Los Angeles. Em 1968, em protesto pelo assassinato de Martin Luther King Jr. E após a tentativa de assassinato do presidente Ronald Reagan em 1981
Vale lembrar que devido ao coronavírus, a academia já havia anunciado outra mudança para a edição de 2021, com a inclusão de filmes exibidos em plataformas digitais para concorrer ao Oscar, antes era requisito que as produções fossem exibidas por um determinado período nos cinemas.
Amante das diversas formas de expressão cultural. Viciado em séries, e sempre por dentro das últimas novidades do cinema. Ama dramas e sempre tenta dar uma oportunidade para as fantasias, distopias e os longas de ação e terror.