Diretor afirma que o novo Planeta dos Macacos será digno dos anteriores

Planeta dos Macacos: A Guerra (2017)
Planeta dos Macacos: A Guerra (2017), último filme da saga nos cinemas (Reprodução/YouTube – Fox Film do Brasil)

Em entrevista concedida ao Discussing Film, Wes Ball (Maze Runner), diretor responsável pelo novo Planeta dos Macacos, falou sobre o andamento do filme e afirmou que a trama estará de acordo com a trilogia anterior. A produção ainda está no início, mas o cineasta afirma que a história será digna daquilo que já foi feito.

“Bem, o Planeta dos Macacos está seguindo em frente e nós temos uma equipe de arte gigante se dedicando a incríveis artes conceituais. Temos o roteiro em desenvolvimentos, que vai levar o tempo necessário e tudo ficará bem. Planeta dos Macacos está avançando, bebê! Não apenas isso, mas podemos realmente estar em produção virtual em breve, porque é basicamente um filme em computação gráfica”, disse o diretor.

Ball ainda falou sobre a importância da trilogia anterior, destacando que pretende leva-los em consideração, mesmo que o novo longa não seja uma sequência. “Esses três últimos filmes são uma das grandes trilogias que temos na história moderna do cinema. Eles estão tão bem feitos. Eles homenagearam os filmes originais de onde nasceram, os filmes de Charlton Heston, mas fundamentaram-no em uma sensibilidade moderna e apenas funcionou. César é um dos grandes personagens do cinema que temos ao longo do história. Então, o que você faz para acompanhar isso, certo? Ao mesmo tempo, eu também não estava interessado em fazer a parte quatro. Queremos também fazer nossas próprias coisas”, disse.

O cineasta acrescentou: “Nós temos uma abordagem. Temos uma maneira de permanecer no universo que foi criado antes de nós, mas também estamos nos abrindo para poder fazer coisas novas muito legais. Mais uma vez, estou tentando ser cuidadoso aqui. Vou dizer isso, para os fãs dos três originais não se preocuparem: -vocês estão em boas mãos. Os escritores e produtores originais, que criaram ‘O Confronto’ e ‘A Guerra’, Rick Jaffa e Amanda Silver, também estão de acordo com isso. Josh Friedman está escrevendo e muito da mesma equipe está envolvida. Nós sentiremos como se parte dessa trilogia original, mas ao mesmo tempo somos capazes de fazer alguma coisa nova e muito bacana. Será realmente emocionante vê-lo nas maiores telas possíveis”.

Adaptação do romance francês de Pierre Boulle, publicado em 1963, a história tem uma jornada extensa nos cinemas e inúmeros fãs espalhados pelo mundo. O primeiro dos filmes foi lançado em 1968, estrelado por Charlton Heston e dirigido por Franklin J. Schaffner. A produção ganhou quatro sequências, sendo a última em 1973, sob o comando de J. Lee Thompson. Já em 2011, Tim Burton foi o responsável por dirigir um remake, com Mark Wahlberg, Tim Roth e Helena Bonham Carter no elenco. E também em 2011 foi lançado “Planeta dos Macacos: A Origem”, o primeiro filme de uma trilogia, sob o comando de Rupert Wyatt. Matt Reeves ficou responsável pela direção do segundo e terceiro longas.

O novo longa da franquia Planeta dos Macacos ainda não possui previsão de estreia.