Diretor comenta mitologia envolvida no final de O Farol

O Farol (Divulgação)

Atenção! A matéria a seguir contém spoilers!

O Farol (The Lighthouse) é um filme dirigido por Robert Eggers, e estrelado por Robert Pattinson e Willem Dafoe. A trama segue dois homens que tem que passar quatro semana em um farol, mas a convivência entre os dois acaba ficando a cada dia mais conturbada, onde um enlouquece ao outro e a si mesmo. Thomas (Dafoe) sabe de um segredo do farol que o deixa deslumbrado, mas impede que Ephraim (Pattinson) o veja.

No final do longa metragem, Ephraim mata Thomas, e finalmente tem a oportunidade de ver o que o amigo tanto escondeu. Contudo, ao ver a fonte de luz do farol, o personagem de Pattinson rola escada abaixo, e em seguida o vemos do lado de fora do farol sendo devorado vivo pelas gaivotas. Tal final deixou muitos expectadores confusos e muitas teorias surgiram, em uma entrevista para a Vox, Robert Eggers falou sobre o final do filme.

Eggers disse que a história tem muita de mitologia: “Enquanto fazemos todo esse trabalho, começamos a ver uma história acontecer. E então estamos dizendo: ‘Ok, com quais contos de fadas, contos ou mitos isso está começando a se alinhar?’ Então percebemos: ‘Bem, Prometeu e Proteus nunca saíram de mitos gregos antes, mas isso parece ser o que está acontecendo aqui ”, e Prometeu pode estar assumindo algumas características que ele não possuía no passado. Mas você sabe o que? Os autores clássicos faziam isso o tempo todo”.

Prometeu é Titã, lembrado por ser um trapaceiro que roubou o fogo dos deuses e o deu à humanidade. Após seus crimes, Zeus o acorrentou a uma rocha e enviou uma águia para comer seu fígado, que voltaria a crescer durante a noite para que a mesma tortura fosse retomada no dia seguinte. E Proteus é o deus do mar. No caso do farol, o personagem de Willem Dafoe seria Zeus e Pattinson seria Prometeu. Uma vez que Ephraim rouba o fogo (fonte de energia do farol), um destino semelhante a Prometeu acontece sobre ele.  Isso pode ser visto na imagem abaixo:

Cena final de O Farol (Reprodução)
Cena final de O Farol (Reprodução)

Formado em administração e psicologia. Adora cartoons, animes e series animadas. Atualmente faz curso de desenho com especialização em cartoons.