Diretor de 365 dni, conta como foram planejadas e feitas as cenas de sexo do filme da Netflix

365 Dias (Imagem: Divulgação)


Tudo o que tem um pouquinho de sexo se torna sucesso, principalmente no Brasil. Foi assim com Sense8, com Cinquenta Tons de Cinza, e na última semana, o filme 365 dni (ou 365 Dias) se tornou um dos dez mais assistidos da Netflix no país, devido ao mesmo tema. O drama polonês é focado em um chefe do crime que faz uma mulher de refém, dando a ela 365 dias para se apaixonar por ele.

Controvérsias à parte sobre seu enredo que pode soar abusivo, tem muita gente dizendo que o longa faz o sucesso protagonizado por Dakota Johnson e Jamie Dornan parecer ter classificação livre. O diretor de fotografia Bartek Cierlice falou sobre as cenas de teor erótico em entrevista recente à revista Variety e sobre como elas foram filmadas.

“Cada cena de sexo neste filme é diferente. O relacionamento evolui. Começa com o medo do desconhecido e da tentação. Ela evolui através do sexo puro com o BDSM e termina com o amor. A ideia principal era criar a crescente tensão entre os dois heróis a partir de seu primeiro encontro. Queríamos que o espectador participasse do jogo que Laura tenta jogar com Massimo e descubra sua sexualidade e sensualidade com ela”, disse ele.

Mas além do contexto cinematográfico, ele ainda fez questão de explicar a parte prática do trabalho. “Queríamos que a câmera fosse o mais invisível possível, permitisse que eles agissem, de modo que as tomadas fossem muito, muito longas. Criamos a atmosfera mais íntima que pudemos para os atores. Reduzimos a equipe no set para o mínimo absoluto. Como era portátil, eu estava seguindo a ação deles e tentando demonstrar sua paixão de uma maneira natural, mas bonita. Queríamos que esse sexo fosse bastante autêntico. Queríamos que o espectador ouvisse seus sussurros, respirações pesadas e queríamos mostrar o suor, a paixão. Que fosse natural, autêntico, mas não ultrapassasse a fronteira da pornografia”, explicou ele acrescentando que queria fazer jus ao livro que deu origem ao filme, que sempre descreve cada detalhe do sexo.