Kleber Mendonça Filho (Foto: Divulgação)
ANÚNCIO

De acordo com uma matéria do site da Folha, na quinta feira (20), Kleber Mendonça Filho, um dos diretores de Bacurau, falou com a imprensa no Festival Internacional de Cinema de Berlim. O cineasta falou da situação do cinema nacional e relatou que as produções audiovisuais estão vivendo um momento complicado e que o governa está sabotando o cinema.

“Tenho sido muito bem recebido em vários lugares. Nos últimos três anos tenho viajado com meus filmes. Este é o melhor momento do cinema brasileiro em sua história”, começou o diretor. E continuou: “E é quando o cinema é desmantelado diariamente, quando passamos por momento difíceis é que é o melhor momento para fazer filmes. Vou continuar a fazer filmes e a dizer o que penso”.

Ao ouvir o comentário de Carlo Chatrian sobre o futuro do cinema brasileiro, Kleber acrescentou: “Estou preocupado [com a situação do cinema nacional]. Temos cerca de 600 projetos [audiovisuais] que atualmente estão congelados, por burocracia. Preciso agradecer Carlo, mas não é o único [a se preocupar]”.

O diretor de Bacurau lembrou dos investimento, principalmente após o governo Lula, que ajudaram ampliar a diversidade no cinema nacional: “O cinema brasileiro tem uma longa história, o que acontece agora [a boa fase] é resultado de vários anos de trabalho duro”. E finalizou dizendo que tudo isso está sendo desmantelado pelo atual governo: “É exatamente isso que está sendo sabotado agora. Sim, estou preocupado”.

Bacurau chegou nos cinemas no dia 23 de agosto de 2019. O longa metragem foi dirigido por Kleber Mendonça e Juliano Dornelles. Sucesso de público e crítica, o filme foi indicado a diversas premiações como Festival de Cannes, Festival de Sydney, Festival de Munique e Festival de Lima, conquistando prêmios como Prêmio do Júri, Melhor Filme e Melhor Diretor.

O elenco contou com Sônia Braga, Udo Kier, Bárbara Colen, Silvero Pereira e Karine Teles. No enredo, com a morte da matriarca da cidade, os habitantes percebem que a comunidade não existe nos mapas. Com a chegada de desconhecidos, eles tentam se defender como podem.

Comentários

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui