Diretor de fotografia de Duna afirma que o filme será épico

Duna (Imagem: Divulgação/ Warner Bros./ Vanity Fair)

Denis Villeneuve (‘A Chegada’, ‘Blade Runner 2049’) comanda a nova adaptação de Duna, clássico de literatura de ficção-científica de Frank Herbert. Em entrevista recente ao Collider, o diretor de fotografia Greig Fraser adiantou que essa versão será “épica”. O profissional é conhecido por trabalhos em Brilho de uma Paixão (2009), A Hora Mais Escura (2012), Rogue One: Uma História Star Wars (2016) e Lion – Uma Jornada para Casa (2016), sendo que este último garantiu uma indicação ao Oscar de Melhor Fotografia.

“Foi muito divertido, porque eu tive que esquecer muito [do meu trabalho em] Star Wars quando estava fazendo Duna. Não foi difícil, no entanto. Denis e eu conversamos claramente sobre como o filme deveria parecer e sentir, e os formatos, isso e aquilo, para que não fosse difícil desviar e mudar de faixa. Havia algumas semelhanças como os desertos. Quero dizer, ouça, no fim das contas, estou certo de que George Lucas foi inspirado por Duna quando ele fez Star WarsNão sei se é um sacrilégio falar sobre isso, mas há muitas semelhanças em algumas áreas, então você pode dizer que ele foi definitivamente influenciado por isso. Então eu tive que tomar cuidado ao fazer as duas coisas [Duna e O Mandaloriano] e não me repetir. Também não apenas pelo bem do filme, mas por diversão. Eu odeio fazer a mesma coisa duas vezes”, disse o diretor de fotografia.

Anteriormente Villeneuve havia comentado que o longa aborda metade da obra de Herbert. No entanto, Fraser garantiu que a produção será bastante satisfatória. “É uma história totalmente formada por si só, com lugares para onde ir. É um filme épico totalmente independente do qual as pessoas se saem muito quando o vêem … Foi uma aventura visual. Foi uma experiência linda fazê-lo. As pessoas envolvidas com isso ficaram impressionadas. Alguns dos atores, além de talentos insanamente talentosos, são simplesmente adoráveis, pessoas adoráveis ​​das quais me tornei muito próximo desde então”, afirmou.

A trama gira em torno de Paul Atreides (Timothée Chalamet), um jovem brilhante e habilidoso, que tem seu destino marcado de uma maneira que ele não imaginava. Membro de uma família nobre, que fica responsável por proteger o bem vital e mais valioso da galáxia. Para seguir sua jornada ele deve ir ao perigoso Arrakis, planeta deserto produtor do recurso, para garantir o futuro do povo e de sua família, em meio a uma missão extremamente perigosa.

Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Josh Brolin, Zendaya, Stellan Skarsgard, Charlotte Rampling, Javier Bardem, Dave Bautista, Jason Momoa e Chang Chen completam o elenco.

Duna tem estreia marcada para o dia 18 de dezembro de 2020.